INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Espanha e Marrocos em convergência sobre autonomia sarauí 08 Abril 2022

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, reafirmou esta quinta-feira 7, ao rei Mohamed VI de Marrocos que a Espanha apoia o plano marroquino para a autonomia do Saara Ocidental. Esta informação foi divulgada de imediato após o encontro no palácio real de Rabat.

 Espanha e Marrocos em convergência sobre autonomia sarauí

Durante a audiência com o rei de Marrocos, Sánchez "reafirmou a posição firme de Espanha sobre o dossier do vasto território desértico do Saara Ocidental.

Para o governante espanhol, a iniciativa marroquina de autonomia é "a base mais séria, realista e credível para a resolução da disputa".

Frente Polisário – o movimento independentista sarauí

Marrocos, em conflito com a Frente Polisário na ex-colónia espanhola do Saara Ocidental há várias décadas, pediu em abril de 2021 uma investigação "transparente" sobre a entrada "fraudulenta" de Ghali na Espanha.

Fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol disseram à Europa Press, na sexta-feira, que Ghali não chegou a Espanha com um passaporte falso e afirmou que viajou com o seu passaporte que cumpre "os requisitos comuns".

Segundo a mesma fonte, Brahim Ghali, 75 anos, foi eleito em 09 de julho de 2016 à frente da RASD e da Polisário, que luta pela independência daquele vasto território desértico.

Os separatistas sarauís reiniciaram o conflito em novembro de 2020, em resposta a uma operação militar marroquina numa zona no extremo sul do território.

O Saara Ocidental é considerado um "território não autónomo" pela Organização das Nações Unidas.

Fontes: EFE/Euronews/Europa Press

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project