INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Espanha em choque com infanticídio por pedófilo e assassino-violador trirrepetente 31 Outubro 2021

A criança de nove anos, um menino, desapareceu da festa de ’Halloween’ na quinta-feira à noite. Quem deu o alarme foi uma menina da mesma idade que "semanas antes se deixara levar por esse senhor" até à casa dele, mas que "caiu em si" e recusou entrar. A polícia chegou à casa do suspeito, um advogado de 54 anos, e encontraram-no junto da criança inconsciente e em estado muito grave. Os serviços de emergência tentaram em vão reanimá-lo e a morte foi declarada no local do crime. O suspeito admitiu ter matado a criança. A oposição de centro-direita exige ao governo socialista explicações sobre a liberdade condicional concedida ao reincidente em crimes hediondos.

Espanha em choque com  infanticídio por pedófilo e assassino-violador trirrepetente

Em declarações à polícia, segundo relata a imprensa espanhola da referência, o criminoso reincidente, advogado Francisco Javier Almeida López de Castro, admitiu que "se aproximou do menino, enganou-o e levou-o para a sua casa".

A primeira condenação do indivíduo aconteceu em 1993, por agressão sexual de uma menor. Esteve preso três anos e meio, metade da pena de sete anos de prisão.

Em abril de 2020, obteve uma muito polémica liberdade condicional (ver entretítulo) ao fim de 22 anos na prisão — onde desde 1998 cumpria pena de 30 anos — por agressão sexual seguida de homicídio. A vítima: uma jovem agente imobiliária que lhe estava a mostrar um andar.

Oposição exige explicações do governo

Reunidos em congresso em Logroño/Logronho, capital da província de La Rioja (mapa), os dirigentes do PP-Partido Popular — a vice-secretária de Política Social, Ana Pastor, o presidente do PP de La Rioja, José Ignacio Ceniceros — fizeram este sábado um minuto de silêncio em homenagem ao "Álex, mártir de Lardero".

A porta-voz do PP-Partido Popular, Cuca Gamarra (foto), interpelou o ministro da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska, a "assumir responsabilidades e responder como o MAI autorizou a liberdade condicional do assassino do menino Álex", contra o parecer de peritos.

Fontes: EFE/El Periodico.es/. Fotos: O município de Lardero na província de La Rioja dista 308 km de Madrid, a oeste. A investigação ao cenário do terceiro crime do pedófilo violador e assassino. A porta-voz do PP-Partido Popular, Cuca Gamarra.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project