A posse do título — que desafia a curta duração da vida humana — tem sido marcada pela curta duração.
Por exemplo, o japonês Chitetsu Watanabe, que o recebeu aos 112 anos, 11 meses e 04 dias, faleceu em 23 de fevereiro de 2020 aos 112 anos, 11 meses e 18 dias — duas semanas depois de receber o galardão.
O espanhol Saturnino — nas fotos, rodeado por quatro gerações de descendentes — ostentou o título por sete meses.
Sapateiro de sucesso após ser rejeitado como soldado
Idade acima da média, estatura bem abaixo do mínimo. Esta máxima apllica-se bem ao supercentenário espanhol nascido em Léon e que media apenas um metro e cinquenta.
A pouca altura impediu-o de seguir a carreira que ambicionava no exército. Uma desvantagem que o leonês Saturnino reverteu ao tornar-se sapateiro famoso pelas botas que forneceu ao exército durante a Guerra Civil de 1936-39.
Fontes: El País… Relacionado: Mazako Nonaka, 112 anos e 3/4, decano da humanidade, 21.04.2018; ’Decano da Humanidade’ extinguiu-se ao completar 112 anos, 11 meses e 18 dias, 26.02.2020; Tokyo’20: Abre dia 23-7 com 10 mil adeptos japoneses e zero estrangeiros — Decana da humanidade desistiu de levar tocha, 21.06.2021.