CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Especial Cardápio para a Páscoa 06 Abril 2012

Depois de 40 dias de abstinência, a Páscoa dá lugar à fartura e à comunhão familiar. O asemanaonline, como vem sendo habitual, associa-se a esta festividade e dá-lhe algumas ideias de receitas, com as quais poderá preparar suculentas refeições à base dos tradicionais sabores da Páscoa. Se para uns, o cabrito à mesa do Domingo de Páscoa é obrigatório, outros há que não dispensam o bacalhau, preparado das mais variadas formas. O asemanaonline deseja a todos uma Santa Páscoa!

Especial Cardápio para a Páscoa

CARDÁPIO 1

PATÊ DE DELÍCIAS DO MAR COM COGUMELOS

Ingredientes:

- 300g de delícias do mar; 185 de cogumelos de conserva lavados e escorridos, 3 ovos cozidos; 60g de pickles; Cebolinho q.b.; 350g de maionese; Pimenta q.b.

Preparação:

Pique as delícias do mar e coloque numa tigela. Pique os cogumelos e junte na tigela.
Pique os pickles juntamente com o cebolinho e junte na tigela. Pique os ovos e junte na tigela. Tempere tudo com pimenta. Junte a maionese e misture tudo muito bem. Leve ao frigorífico até ficar bem fresquinho. Sirva o patê com tostinhas.

CABRITO COM LARANJAS E MEL

Ingredientes:

2 a 3 cebolas; 4 a 5 dentes de alho esborrachados; sal; piripiri; 1 colher de sobremesa de colorau, Vaqueiro Líquida; 1 cabrito com cerca de 4 kg (limpo de peles e gorduras); 3 laranjas; 2 colheres de sopa de mel; 1 colher de sobremesa de mostarda; 2 a 3 hastes de tomilho; 50 g de amêndoas laminadas

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 180 °C. Descasque as cebolas, corte-as em rodelas e espalhe-as sobre uma assadeira de barro. Esborrache os dentes de alho, tire-lhes a pele e deite-os num almofariz, adicione um punhado de sal, um pouco de piripiri e o colorau. Junte 1 a 2 colheres de sopa de Vaqueiro Líquida e misture todos os ingredientes até obter uma pasta. Barre o cabrito por dentro e por fora com a pasta obtida. Salpique com a raspa da casca de uma das laranjas. Corte a laranja ao meio, esprema o sumo e adicione-lhe o mel e a mostarda. Misture bem e deite sobre a carne. Regue com mais um pouco de Vaqueiro Líquida e junte as hastes de tomilho. Leve ao forno e deixe cozinhar durante cerca de 1 hora e meia ou até a carne estar macia.
Quando estiver quase pronto, lave as restantes laranjas, corte-as em rodelas e disponha sobre o cabrito. Polvilhe com as amêndoas laminadas e leve de novo ao forno até ficarem douradas. Acompanhe com os cogumelos e as batatas.

BACALHOADA

Ingredientes:

500 g de bacalhau em lascas dessalgado; Leite suficiente para aferventar; 500g de batatas cortadas em rodelas e pré-cozidas; 03 tomates maduros cortados em rodelas; 01 pimentão verde cortado em rodelas; 02 cebolas em rodelas finas; 03 ovos cozidos cortados em rodelas; 150 g de azeitona picada; 1 1/2 xícara (chá) de azeite; 1/2 xícara (chá) de salsa picada; sal se necessário. Ferva o bacalhau no leite e escorra. Em um tabuleiro de forno alterne camadas de bacalhau com camadas de batata, tomate, pimentão, cebola, ovo e azeitona. Regue as camadas com o azeite e polvilhe a salsa.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200 °C durante 35 minutos.
Se precisar, adicione sal.

DOCE DE ABÓBORA COM AMÊNDOAS

Ingredientes:

1,5 Kg de abóbora; 1 Kg de açúcar amarelo; 1 pau de canela; amêndoa lascada q.b.

Preparação:

Cortar a abóbora em bocadinhos pequenos para uma panela, juntar o açúcar e deixar até o açúcar derreter. Juntar o pau de canela e levar ao lume brando até a abóbora se começar a desfazer. Para verificar se está no ponto, deitar um pouco para um prato e fazer um risco ao meio, se as duas partes ficarem afastadas está bom, se não deixar cozer mais um pouco. Eu não trituro porque gosto de encontrar os bocados da abóbora, quem quiser pode triturar, fica mais um doce mais fino. Deixar arrefecer e juntar a amêndoa, (se juntar ainda quente amêndoa não fica crocante). Depois é só meter em frascos fervidos, tapar, virar algum tempo o frasco para baixo e pronto. No meu caso só pus em taças, desaparece tão rápido que nem vale a pena.

CARDÁPIO 2

OVOS RECHEADOS

Ingredientes

6 ovos cozidos; 2 colheres sopa rasas de maionese; 1 raminho de Salsa; Pimenta q.b

Preparação

Corte os ovos ao meio e retire a gema. Pique a salsa ligeiramente. De seguida, coloque as gemas na picadora juntamente com a salsa e pimenta a gosto. Pique tudo até ficar uma pasta homogénea. Recheie os ovos com a mistura. Disponha num prato folhas de alface e coloque os ovos sobre a cama de alface.

TORTA DE BACALHAU COM BATATA

Ingredientes:

Massa: 300g de farinha de trigo; 150g de manteiga ou margarina; 03 colheres (sopa) de água; 02 gemas; sal Recheio: 500g de bacalhau dessalgado (48h de molho) e cortado em pedaços pequenos; 500g de batata inglesa descascada, cozida e fatiada; 01 cebola cortada em rodelas finas; 01 dente de alho amassado; 04 ovos; 1/2 litro de creme de leite fresco ou duas caixinhas; 1/2 litro de leite; 200g de requeijão cremoso; sal, pimenta e noz moscada; Farinha de rosca, queijo parmesão e salsa picada

Preparação

Massa: Misture bem todos os ingredientes sem sovar. Forre uma forma de fundo solto ou pirex (assadeira circular pode ser a de 25 cm de diâmetro). Recheio: Refogue a cebola no azeite até dourar. Junte o alho e refogue mais um pouco. Acrescente o bacalhau. Tempere com pimenta e, se necessário, sal. Reserve. No liquidificador, bata os ovos, o creme de leite, o leite, o requeijão e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Coloque o bacalhau refogado sobre a massa, espalhe sobre ele as batatas e cubra com o creme batido no liquificador. Polvilhe com a mistura de farinha de rosca e queijo. Espalhe a salsa e asse em forno médio (180º) até dourar e ficar firme (cerca de 40 minutos).

COELHO COM PIMENTÃO

Ingredientes:

- 1 coelho de até 1,5kg; 2 pimentões vermelhos; 2 pimentões amarelos; 200ml de vinho tinto; 2 dentes de alho; 200ml de caldo de legumes; 1 cebola; 1 cenoura; 1 talo de salsa; 1 folha de louro; 1 ramo de alecrim; 30ml de vinagre; 1 pitada de canela; Azeite de oliva a gosto; Manteiga a gosto; Sal e pimenta do reino a gosto;

Preparação:

Lave o coelho, limpe e corte em pedaços. Em uma panela frite os pedaços de coelho em azeite e manteiga, juntamente com o alecrim, o louro, a cenoura, a cebola, o alho amassado e o salsa. Frite bem o coelho, até ficar dourado, nesse ponto adicione um pouco de sal, pimenta moída na hora e metade do vinho. Deixe o vinho evaporar, para então incorporar um pouco de caldo e deixar cozinhando em fogo baixo com a panela fechada. Cozinhe por uns 15 minutos, então incorpore os pimentões previamente cortados em pedacinhos finos e triangulares, deite o resto do vinho e cozinhe por mais 20 minutos. Se necessário, vá adicionando um pouco de caldo para cozinhar, mas lembre-se que o molho deve ficar bem reduzido. Próximo ao final do cozimento, adicione o vinagre, uma pitada de canela e corrija o sal.

DELÍCIA DE MORANGO E CHOCOLATE

Ingredientes:

½ kg de morango; 200 ml. de Natas; 3 Claras; 4 folhas de Gelatina neutra; 1 Lata de Leite Condensado

Preparação:

Lave os morangos e reduza-os em puré e reserva-se. Batem-se as claras em castelo e reservam-se. Depois batem-se as natas até ficarem bem firmes. Num recipiente coloca-se o leite condensado. Hidrata-se as folhas de gelatina em água fria, depois dissolvem-se num pouco de água a ferver. Utilizo uma colher de sopa de água para cada folha de gelatina. Dissolvem-se bem e juntam-se ao leite condensado, envolvendo por completo. Adiciona-se então as claras e as natas e envolve-se bem, sem bater.
Numa taça coloca-se um pouco do preparado de natas, alisa-se e coloque um pouco de puré de morango Vão-se fazendo camadas até terminar os ingredientes. A última camada deve ser o morango.

CARDÁPIO 3

PATÊ DE ALHO COM BATATA

Ingredientes:

- 4 fatias médias de pão de forma integral ou pão australiano; 2 cabeças de alho; 1/2 litro de leite; 1 xícara (chá) de puré de batata; 2 colheres (sopa) de salsa picada; Sal e pimenta a gosto

Preparação:

Aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Corte o pão com um cortador de 4 cm de diâmetro e leve ao forno por 10 minutos, ou até começar a ficar firme. Retire do forno e reserve. Leve ao fogo baixo uma panela com o alho e o leite por 10 minutos. Retire do fogo, transfira para o liquidificador o alho com 2 colheres (sopa) do leite de cozimento e bata até obter uma pasta. Coloque a pasta de alho numa tigela, junte o puré de batata, a salsa, o sal e a pimenta e misture ou bata na batedeira. Distribua o patê sobre as torradas e decore com folhas de manjericão. Se preferir, sirva com salada.

BACALHAU COM MANDIOCA

Ingredientes:

- 1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado; 3 dentes de alho amassados 2 cebolas picadas; 2 tomates picados em cubos; 1/2 xícara de chá de coentro picado;
- 1/2 xícara de chá de cebolinha picada; 1 xícara de pimentão vermelho picado em tiras; 1 xícara de chá de pimentão verde picado em tiras;
- 4 xícaras de chá de leite; 1 vidro de leite de coco (200ml); 500g de mandioca cozida e cortada em cubos; 100g de azeitonas pretas picadas; 1 xícara de chá de azeite; 150g de queijo fresco picado em cubos pequenos; 1 copo de requeijão cremoso

Preparação:

Numa panela, coloque o azeite, acrescente as cebolas, os alhos e refogue ligeiramente.
Acrescente os tomates, o bacalhau, o coentro, a cebolinha, os pimentões e o leite.
Mexa e cozinhe por 30 minutos. Adicione o leite de coco e a mandioca. Deixe ferver por 15 minutos. Deixe formar um caldo grosso. Retire do fogo e despeje numa assadeira grande. Acrescente o requeijão delicadamente, depois as azeitonas picadas e o queijo fresco. Sirva à seguir.

CARIL DE VACA COM LEGUMES

Ingredientes:

800g de carne de vaca em tiras 1 cebola cortada em meia lua 2 cenouras cortadas em rodelas muito finas 1/2 pimento verde cortado em tiras 1/2 pimento vermelho cortado em tiras 3 dentes de alho picados150g de cogumelos frescos laminados 2 chávenas (chá) de ervilhas já cozidas. 1/2 malagueta vermelha picada, sem sementes nem veios 1 chávena (café) de óleo 1 colheres (sopa) de molho de soja1 cálice de Vinho do Porto1 colher (chá) de amido de milho (ou Maizena)
4 dl de água 2 colheres (sopa) de caril em pó, Sal e pimenta

Preparação:

Tempere a carne com sal e pimenta e envolva bem. Numa frigideira alta, coloque o óleo a aquecer e frite a carne. Retire-a com uma escumadeira para um prato. Na gordura da carne que ficou na frigideira, junte a cebola, a cenoura, os cogumelos, as ervilhas, os pimentos, a malagueta e o alho. Mexa tudo e deixe refogar por 5 minutos. Dissolva o amido de milho na água, juntando água à farinha gradualmente, mexendo sempre para não criar grumos. Depois dos legumes refogados, junte a carne e o caril e envolva tudo.
Junte o vinho do porto, o molho de soja e o preparado de água com amido de milho.
Mexa tudo e deixe apurar durante 10 minutos, mexendo de vez em quanto, enquanto o molho engrossa ligeiramente. Sirva com arroz branco.

MOUSSE DE CAMOCA

Ingredientes

300g de camoca terra; 1 Lata de leite condensado; 2 Pacotes de natas para bater

Preparação

Bater as natas durente dois minutos. Juntar o leite e bater mais um pouco, cerca de 5 minutos. Adicionar a camoca e envolver tudo muito bem. Depois de pronto, distribuir a mousse por taças e levar ao frio durante duas horas ou por meia hora no congelador.

Bom apetite!

Elsa Robalo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project