Agenda cultural

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Espetáculo “Qayin” em cartaz no Auditório do Centro Cultural Português 16 Novembro 2022

Nos dias 17 e 18 de novembro, pelas 19H, no Auditório do Centro Cultural Português, Djam Neguin apresenta o espetáculo “Qayin”, que vai assinalar o aniversário do Nobel da Literatura José Saramago na cidade da Praia.

Espetáculo “Qayin” em cartaz no Auditório do Centro Cultural Português

Segundo uma nota enviada a este jornal, “Qayin” é uma adaptação do coreógrafo cabo-verdiano Djam Neguin, do romance Caim, do escritor português nobel da literatura, José Saramago. Uma adaptação livre que à semelhança do livro, tem a figura central a personagem bíblica Caim, mas que aproveita para discutir várias questões que atravessam a sociedade contemporânea.

“Para além do confronto ideológico com o conceito-Deus, e de desmontar os preceitos de base judaico-cristão, que de alguma forma ainda são instrumentos de construção das nossas subjetividades, este espetáculo é uma oportunidade de fazer com que o público questione de que forma estas narrativas simbólicas impactam as nossas vivencias, e o mais importante, como podemos ter um pensamento critico sobre as coisas que consumimos enquanto espectadores, também de teatro”.

Este espetáculo é simultaneamente uma efeméride para assinalar o centenário do autor, e o oitavo aniversário da companhia Djam Projects.

O centenário de José Saramago assinala-se a 16 de novembro e a efeméride constituirá uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro e também para se prestar homenagem à sua figura como cidadão, avançou a mesma fonte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project