REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Esqueleto raro de baleia descoberto na Tailândia 29 Novembro 2020

Um esqueleto quase perfeitamente preservado e que se pensa ter entre três e cinco mil anos foi descoberto na Tailândia. As ossadas foram encontradas no início de novembro a cerca de 12 quilómetros de Banguecoque.

Esqueleto raro de baleia descoberto na Tailândia

Os especialistas creem que o esqueleto, com 12 metros de comprimento, terá pertencido a uma baleia-de-bryde. Esperam agora que a descoberta possa funcionar como uma "janela para o passado", especialmente para a investigação sobre os níveis médios do mar e para a biodiversidade, segundo noticia o “Notícias ao Minuto”.

Os ossos parcialmente fossilizados são "um achado raro", descreveu à BBC, o investigador de mamíferos da Universidade Nacional de Singapura, Marcus Chua. "Há muito poucos subfósseis de baleia na Ásia", disse, acrescentando que menos ainda em tão boas condições.

Ainda, conforme escreve o NM, as imagens da descoberta, que foram partilhadas pelo ministro do ambiente tailandês, VarawutSilpa-archa, nas redes sociais, mostram os ossos praticamente intactos.

De acordo com o governante, mais de 80% do esqueleto foi recuperado até agora, incluindo as vértebras, costelas, barbatanas e uma omoplata. Só a cabeça, segundo estimam, deverá ter cerca de três metros de comprimento. “O próximo passo é fazer a datação de carbono para determinar a idade exata dos vestígios. Os resultados são esperados ainda este mês”, cita o NM.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project