SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Estado-Maior das Forças Armadas recebe materiais desportivos do Instituto do Desporto e da Juventude 04 Janeiro 2023

As Forças Armadas receberam nessa terça, um leque de materiais desportivos do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) cuja finalidade é reforçar e desenvolver as habilidades dos militares e a valorização do desporto nacional.

Estado-Maior das Forças Armadas recebe materiais desportivos do Instituto do Desporto e da Juventude

O administrador do IDJ, Graciano Sena, disse durante a cerimónia da entrega dos equipamentos, na Cidade da Praia, que o Governo, no âmbito do programa para o sector do desporto, garantiu a melhoria da prática desportiva, alocando mais recursos a essas instituições.

Segundo explicou, o desporto é um fenómeno social que “arrasta segmentos da população, que impulsiona a economia, contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, fortalece a cultura da paz, consolida o processo educativo e promove os valores indispensáveis para a sã convivência”.

“Acreditando nós que as Forças Armadas de Cabo Verde enquadram, comungam e cultivam todos esses valores que o desporto naturalmente impulsiona”, precisou.

Segundo a mesma fonte, as Forças Armadas albergam no seu interior um conjunto de condições que os caracteriza como o subsistema do desporto cabo-verdiano, capazes de proporcionar ao País um “desenvolvimento assertivo” no sector.

“As Forças Armadas possuem três regiões militares localizadas nas regiões desportivas mais críticas do País – São Vicente, Sal e Santiago (Sul e Norte). Tem a sua disposição, jovens soldados de todas as ilhas do país, além disso, possuem, à semelhança dos outros subsistemas desportivos, compromissos internacionais importantes e regulares que tem muito haver com a representatividade do País enquanto nação”, frisou.

Por seu lado, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, contra-almirante António Duarte Monteiro, congratulou-se com a iniciativa e assegurou que as duas instituições, no âmbito das suas atribuições, têm contribuído para a dinamização do desporto em todo o País.

António Duarte Monteiro destacou o “papel importante” desempenhado pelas Forças Armadas no desporto, tendo ressaltado os feitos alcançados pelos militares em competições a nível nacional e internacional.

“O caminho trilhado pelos militares em eventos desportivos, com sucesso em eventos internacionais, possibilitou as Forças Armadas saudar membro do Conselho do Desporto Militar em 1993, tendo, por conseguinte, conquistado o direito de participar nas competições organizadas pelo Concelho Internacional do Desporto Militar”, assinalou.

Ainda durante o acto da entrega dos materiais desportivos, as duas instituições formalizaram um protocolo de parceria para a realização do primeiro Congresso de Educação Física e Desporto Militar e a formação e criação de infraestruturas desportivas, com o objetivo de promover e divulgar as modalidades praticadas no País.

A iniciativa, fruto da cooperação entre o Governo e a China, enquadra-se no programa “Apetrechamento de Infra-estruturas Desportivos por Especialização” da IX legislatura do Governo, 2021-2026.

O objectivo é a dinamização do desporto escolar, criação de centros especializados de alto rendimento desportivo e a qualificação e capacitação de instituições e estruturas desportivas.

O projecto inclui, ainda, a rentabilização dos estádios nacionais e municipais, a melhoria do aproveitamento dos professores de Educação Física e as actividades de formação, treino e competição.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project