Segundo a organização, as candidaturas estão abertas até o dia 17 de abril e podem participar todos os jovens de mais de 18 anos, de nacionalidade cabo-verdiana, angolana e moçambicana.
Para os selecionados serão atribuídos bolsas no valor de 5.000 mil euros (550 contos) e vão ter acesso a formação com profissionais do meio e mentorias para o desenvolvimento da sua obra.
Ainda o seu livro será publicado em 5 países, nomeadamente Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola e Moçambique.
A mesma fonte precisa que a BDPALOP é um movimento catalisador do ecossistema da Banda Desenhada no espaço PALOP (Países africanos de língua oficial portuguesa) e dos vários elementos da sua cadeia de valor.
De acordo com a nota enviada pela JovemTudo Cabo verde, o objetivo da iniciativa é fomentar, dinamizar e consolidar o interesse na criação e consumo de banda desenhada em Moçambique, Angola e Cabo Verde, propondo uma série de atividades de apoio, capacitação e acesso aos mercados internacionais.
Avança ainda que estas atividades contribuirão para o aumento da empregabilidade e geração de renda nos sectores das indústrias culturais e criativas e para o aumento da literacia entre as camadas mais jovens.
A BDPALOP é um projeto lusófono de três anos que foi lançado em abril de 2022 e na sua primeira edição contou com 18 criadores africanos.
Na sua primeira edição, foram selecionados, entre 50 participantes, 18 jovens de Angola, Moçambique e Cabo Verde.
Os criadores foram selecionados em duplas, tendo sido selecionadas 3 duplas por país, compostas por um ilustrador e um roteirista.
Conforme a fonte deste jornal, os 18 selecionados foram escolhidos por um júri internacional e receberam uma bolsa literária anual, de 5.000 mil euros (550 contos), e tiveram uma formação e mentorias com profissionais internacionais que trabalham em diversos estúdios.
Este projeto foi implementado por 4 parceiros: Estúdio Criativo Anima, ANIMA (Moçambique - Coordenador do Projecto), Bomcomix Estúdios (Angola), JOVEMTUDO Cabo Verde e A Seita (Portugal).
O projeto BDPALOP é apoiado pelo PROCULTURA, promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no setor cultural dos PALOP e Timor-Leste, ação do programa PALOP–TL e UE, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P.
Para baixar o regulamento, visita o site: https://bdpalop.com