ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Estatísticas de comunicações electrónicas: Acesso à Internet aumenta 4% e CVTelecom domina o mercado cabo-verdiano com a quota de 61% 25 Mar�o 2022

O cesso à internet aumentou 4% e a Cabo Verde Telecom continua a dominar o mercado de comunicações eletrónicas em Cabo Verde com a quota de 61%. A revelação é da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), através do Relatório de Indicadores Estatísticos do Mercado das Comunicações Eletrónicas no país relativo ao 4º Trimestre de 2021, que acaba de publicar.

Estatísticas de comunicações electrónicas: Acesso à Internet aumenta 4% e CVTelecom domina o mercado cabo-verdiano com a quota de 61%

Em comunicado, a reguladora precisa que as informações foram recolhidas junto das operadoras existentes no país. «Tratam-se, pois, de dados referentes à taxa de penetração dos serviços de telefonia móvel e fixa, do serviço de internet e da televisão por assinatura, à evolução de tráfego de voz, de SMS e de internet, bem como a quota de mercado, na ótica dos mercados retalhistas», sintetizou.

No que concerne ao serviço de acesso à internet, o documento indica que, no quarto trimestre de 2021, o número total de assinaturas do serviço de acesso à internet foi de 479.252, dos quais 87% foram fornecidos pela tecnologia Banda Larga Móvel Small Screen. Revela que tudo se deve à diversidade de tipos de planos oferecidos pela mesma.

«Outrossim, o número de assinaturas do Serviço de Acesso à Internet aumentou em cerca de 4% no quarto trimestre de 2021, quando comparado com o terceiro trimestre do mesmo ano. Já quando se refere ao período homólogo de 2020, verifica-se um aumento de 8 por cento. Deste modo, a taxa de penetração do serviço de acesso à internet situa-se em torno de 85 acessos por 100 habitantes, no final do quarto trimestre de 2021, apresentando, assim, uma variação entre 3.5 pontos percentuais (p.p.) e 5,3 p.p., respetivamente, em relação ao terceiro trimestre do mesmo ano e quarto trimestre de 2020» precisou.

Referindo-se às quotas de mercado das assinaturas de serviço de acesso à internet, o relatório da Arme indica que a CVMóvel detém a quota mais elevada, representando 61 por cento, seguida da Unitel T+, com 34 por cento e da CVMultimédia com 5%. Um dado que, quando comparado com o último trimestre 2020, indica que a quota da Unitel T+ diminuiu em 6,6 p.p e as quotas da CVMulltimédia e da CVMóvel, respetivamente, registaram um aumento de 0,5 p.p. e 6,1 pontos percentuais.

A fazer fé no mesmo documento, no final do mês de dezembro de 2021, o Serviço de Telefonia Fixo (STF) contava com 53.586 assinantes, correspondendo a uma taxa de penetração de 10 acessos por 100 habitantes, o que representa um ligeiro aumento de 0,9%, quando comparado com o terceiro trimestre do mesmo ano. Já no que diz respeito ao quarto trimestre de 2020, nota-se um decréscimo de 7,1 por cento.
«Deste modo, quando olhamos para a quota de mercado dos assinantes de telefone fixo, no final do quarto trimestre de 2021, constatamos que a CVMultimédia detém 51,9 por cento, a CVTelecom 47,9 por cento e a Unitel T+ 0,2 por cento, respectivamente», lê-se na mesma nota.

Esta indica que o tráfego de voz, no quarto trimestre de 2021, foram gerados cerca de 6 milhões de minutos na rede fixa, correspondendo a um aumento de cerca de 2% em relação ao terceiro trimestre de 2021 e 26 milhões de minutos durante todo o ano. Já em relação ao período homólogo de 2020, verifica-se um decréscimo de 18% no total do tráfego de voz, devido à diminuição do tráfego internacional de entrada, em 32 por cento.

O comunicado revela que, em 2020, o volume de minutos no STF apresenta uma diminuição na ordem dos 15 por cento. «O tráfego destinado às redes nacionais, ao internacional de entrada e ao internacional de saída, apresenta uma diminuição de 13%, 20% e 14%, respetivamente», diz a ARME.

Já no que diz respeito aos serviços nas redes móveis, o número total de cartões ativos no mercado móvel em Cabo Verde, em dezembro de 2021 foi, segundo a mesma fonte, de 590.171, o que representa um aumento residual de 0,69% em relação ao terceiro trimestre de 2021.

«Assim, quando olhamos para o período homólogo em 2020, verificamos um aumento de 9 por cento, no número de assinantes dos serviços de comunicações móveis neste arquipélago, o que indica uma taxa de penetração, em dezembro de 2021, de 105 por cento», conclui o Relatório de Indicadores Estatísticos do Mercado das Comunicações Eletrónicas em Cabo Verde, referente ao 4º Trimestre de 2021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project