ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Estou chocado" — Guterres em hora má: Missão de paz na Rússia falha: Kiev é bombardeada — Filha ferida em queda de arriba no Algarve 29 Abril 2022

Esta sexta-feira, dois dias após a visita do secretário-geral da ONU em missão de paz em Moscovo na quarta-feira e Kiev na quinta, o Ministério de Defesa da Rússia anunciou "o êxito no lançamento de mísseis na capital ucaniana". António Guterres expressou o seu "choque" perante a agressão durante a visita oficial — "Estou chocado com a explosão de dois mísseis na cidade onde estou" — e de que resultou a morte de uma pessoa.

No mesmo dia pouco antes do ataque de mísseis russos, na quinta-feira, o secretário-geral da ONU esteve reunido com o presidente Zelensky e visitou vários lugares onde ocorreram massacres de ucranianos pelos invasores russos.

"Onde há guerra, quem paga o preço mais alto é a população civil. No nosso século, a guerra é um absurdo total. A guerra é o Mal e perante situações como esta, é claro que o nosso coração se coloca ao lado das vítimas", disse em conferência de imprensa após a visita a vários lugares com marcas da guerra, nas cercanias da capital da Ucrânia, país que Guterres classificou como "o epicentro de dor e sofrimento insuportáveis".

O ministro de Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, condenou o lançamento dos dois mísseis como "um ataque que visou diretamente o secretário-geral das Nações Unidas".

Filha tem acidente em falésia algarvia

Na mesma tarde desta quinta-feira, Mariana Guterres, de 36 anos, caiu de uma arriba (elevação costeira) quando estava numa praia algarvia com o namorado de nacionalidade norte-americana, de 23 anos (foto inserida). Resgatados ao início da tarde pelos bombeiros, "apresentavam diversas escoriações no corpo" e foram encaminhados para o Hospital de Portimão, referiu a Autoridade Marítima Nacional.

A filha de António Guterres falou à agência Lusa e explicou que foi pouco depois das 13 horas (11 H em Cabo Verde) que se deu o acidente. Entenda-se: aproximadamente à mesma hora (Lisboa e Kiev têm 2 H de diferença) em que o chefe da ONU dirigia "palavras duras que nunca se ouviu de um SG da ONU" e horas antes de Guterres in loco e "chocado" assistir ao bombardeamento no centro de Kiev.

O ataque russo está a ser interpretado pelo seu "grande simbolismo": é tido como "um desafio russo ao chefe máximo da ONU".

Fontes: Times of Japan/AP/BBC/Lusa... Fotos (AP/Getty): A longa mesa (4-6 metros do Kremlin voltou a ser usada na quarta-feira, na visita do chefe da ONU, após Scholz e Macron. Uma morte e destruição em Kiev bombardeada na quinta-feira, dia da visita oficial do SG António Guterres.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs