REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Estrada Norte Baía/Calhau no roteiro turístico 31 Agosto 2009

Com o calor que se faz sentir, a nova estrada asfaltada que liga o Norte Baia a Calhau é o novo ponto turístico de S.Vicente. É que essa moderna via vem conhecendo enchentes de nacionais e estrangeiros, principalmente aos fins-de-semana.

Estrada Norte Baía/Calhau no roteiro turístico

Os mindelenses estão encantados com a nova estrada que liga a zona costeira de Norte Baia a Calhau. É que essa área balnear está a conhecer, com o acesso através dessa novel infra-estrutura rodoviária, enchentes de nacionais e estrangeiros, principalmente aos fins-de-semana.

Este diário digital pôde constatar no terreno esse movimento de veículos e pessoas. Junto com o tráfego de viaturas, até praticantes de patins, ciclismo e atletismo estão a usar essa via asfaltada com duas faixas de rodagem para realizar treinos.

Os sítios mais frequentados são os quatros miradouros, um dos quais com assento para mais de 50 pessoas. A partir desses espaços se pode vislumbrar todo o mar azul que se estende desde a Praia Grande de Calhau até à Baía das Gatas.

Além de funcionarem como pontos de paragem obrigatória dos transeuntes, esses miradouros estão a ser utilizados também para piqueniques. À noite, os convivas utilizam archotes ou as lâmpadas de reserva energética transitáveis para garantirem a iluminação dos sítios ocupados, já que a estrada carece ainda da iluminação eléctrica pública.

«Estou aqui para desfrutar o encanto paisagístico dessa bela zona costeira de S.Vicente, que antes se encontrava escondida. Desperta a atenção de qualquer um a aprazível praia da Baía das Gatas e o contraste das dunas de areia branca e negra que se erguem desde o Norte da Baía e se prolongam até à linda praia de Calhau», desabafa à nossa reportagem um dos visitantes do local.

Diante de tudo isso, o Polícia Nacional já está a controlar, aos fins-de-semana, o tráfego de viaturas e pessoas na nova via. Tudo com o propósito de garantir a máxima segurança e tranquilidade aos utentes. «Um destacamento da polícia está a fazer, sobretudo aos fins-de-semana, o patrulhamento da estrada. Os agentes estão a fiscalizar todo o trânsito que vai em direcção à Baía das Gatas, passando pelo Norte da Baia e Calhau, e vice versa. A nova estrada foi inaugurada a 10 de Julho último, mas até esta não registou nenhum acidente digno de nota», garante Irlando de Pina, da Polícia de Trânsito de S.Vicente.

ADP

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project