ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Estrada que liga Cidade Velha Salineiro e Santana constitui desencravamento para educação saúde e economia- primeiro-ministro 03 Julho 2022

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje que a estrada que liga Cidade Velha, Salineiro e Santana inaugurada esta tarde constitui um desencravamento para a educação, saúde, economia e para a qualidade de vida das populações.

Estrada que liga Cidade Velha Salineiro e Santana constitui desencravamento para educação saúde e economia- primeiro-ministro

Durante a sua intervenção, depois de presidir ao acto de inauguração da reabilitação e asfaltagem da estrada Cidade Velha/Salineiro/ Santana, o Chefe do Governo realçou, segundo a Inforpress, que a infraestrutura irá construir também para a mobilidade e criar valores com retorno para as pessoas.

Ulisses Correia e Silva garantiu que o Governo está a trabalhar para concretizar mais projectos e que a estrada da localidade de Bota Rama que liga salineiro e a estrada Belém/ Tronco e Pico Leão são prioridades do programa operacional a ser implementado nos próximos tempos.

Conforme a mesma fonte, no programa operacional do turismo relacionado com Cidade Velha, estão previstos cerca de dois milhões de euros na requalificação do centro histórico. É um compromisso e ambição do Governo colocar Cidade Velha como centro de referência turística de valor em Cabo Verde”, apontou.

Segundo disse, Cidade Velha tem história, identidade e património, mas precisa de mais investimentos, de valorização e criar narrativa para um turismo diferenciado.

Por outro lado, afirmou que o Executivo de pretende implementar neste município o projecto valorização das aldeias rurais que prevê requalificação, reabilitação, pintura de fachadas de casas, criação de condição para economia local e que o financiamento para o novo centro de saúde já está garantido

Ulisses Correia e Silva destacou ainda a boa parceria existente com a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago e assumiu o compromisso de continuar a trabalhar para que o concelho deixe de ser um dos municípios mais pobres do País.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, destacou a importância dessa infraestrutura para a comunidade de Ribeira Grande, mas também para Santiago e Cabo Verde. em geral.

“O benefício com esta obra é evidente uma vez que vai permitir uma maior facilidade, segurança e rapidez na circulação de pessoas e de bens, desencravamento, maior conectividade infra intermunicipal, maior dinâmico social e econômico das localidades, objetivando uma melhoria substancial de condição de vida das populações”, referiu segundo a Inforpess.

Dotada de uma faixa de rodagem pavimentada em betão betuminoso, com uma extensão de 12 quilómetros, numa largura de plataforma de seis metros, sendo 5,5 destinada a faixa de rodagem e 0,25 metros para bermas de cada lado, a via, no final de obras, conta ainda com órgãos de drenagem transversal e longitudinal.

A estrada que liga Cidade da Velha, Salineiro, Santana, é financiada pelo Banco Mundial em cerca de 211 mil contos e 184 mil contos pelo Governo de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project