A afirmação foi avançada pela técnica do centro de investigação da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) Mayra Abu-Raya, em declarações à imprensa, sobre os resultados preliminares do Projecto Interreg-Mac “IMPLAMAC”, que fez a avaliação do impacto dos microplásticos e dos contaminantes emergentes nas costas da Macaronésia.
O projecto IMPLAMAC é financiado pelo Programa MAC 2014-2020 em 1.5 milhão de euros e visa a criação de um observatório que produza dados quantitativos e qualitativos sobre o impacto dos microplásticos e outros poluentes nas praias dos arquipélagos das Ilhas Canárias, Cabo Verde, Madeira e Açores.
Segundo avançou, em Cabo Verde, foram examinados conteúdos estomacais de cerca de 150 peixes, entre os quais a garoupa, atum-gaiado e Olho-largo, e encontram presença de microplástico.
“Observamos mais ou menos a mesma tendência, principalmente de plástico de fragmentos e filamentos tipo de linha de cor esbranquiçada”, apontou.
Em relação à água do mar, adiantou que foram analisadas a praia Grande em São Vicente e uma parte de Santa Luzia e encontraram a presença desses resíduos.
Na ocasião não adiantou se essa contaminação poderá ter algum reflexo na saúde dos humanos, mas lembrou que todos estão sujeitos a ingerir algum fragmento micro, tanto na alimentação como na água.
Mayra Aburaia disse ainda que o estudo recomenda o reforço das acçoes a nível do controlo de resíduo, do tratamento dos resíduos e propõe a implementação de mais actividades como a regra dos 3R, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Por outro lado, acrescentou que já existem várias iniciativas a nível de produção de plásticos menos agressivos ou mais biodegradáveis, mas sublinhou que neste momento é essencial apostar na recolha e tratamento dos resíduos, sendo que vai minimizar a entrada do plástico no meio marinho.
“É algo que a nível nacional podemos reforçar, e com as acções diárias cada um pode fazer algo para minimizar ou reduzir ao máximo a utilização diária do plástico como palhinha ou copo de plástico”, concluiu.
O projeto teve arranque em 2020 e está concluído em Dezembro deste ano.
A Semana com Inforpress