LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Caso Luanda Leaks: EuroBic põe fim a relação com entidades controladas por Isabel dos Santos 21 Janeiro 2020

Na sequência da divulgação dos Luanda Leaks, o EuroBic decidiu "encerrar a relação comercial com entidades controladas pelo universo da acionista Isabel dos Santos e pessoas estreitamente relacionadas com a mesma".

Caso Luanda Leaks: EuroBic põe fim a relação com entidades controladas por Isabel dos Santos

Em comunicado enviado às redações, esta tarde de segunda-feira, o Eurobic informa que "na sequência dos eventos mediáticos suscitados pela divulgação de informações reservadas" no âmbito da investigação internacional Luanda Leaks e relativas a Isabel dos Santos, deliberou, após reunião do Conselho de Administração, "encerrar a relação comercial com entidades controladas pelo universo da acionista Eng.ª Isabel dos Santos e pessoas estreitamente relacionadas com a mesma".

Para tal decisão ’pesou’ também, lê-se no documento, a "perceção pública" de que o EuroBic "possa não cumprir integralmente as suas obrigações", tendo em conta que Isabel dos Santos é "um dos seus acionistas de referência".

O EuroBic esclarece ainda que em virtude dos "deveres de sigilo bancário", a que o banco está sujeito, só pode revelar que "os pagamentos ordenados pela cliente Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) à Matter Business Solutions respeitaram os procedimentos legais e regulamentares formalmente aplicáveis no âmbito da regular relação comercial existente entre este Banco e a Sonangol, designadamente os que se referem à prevenção do branqueamento de capitais".

O Conselho de Administração do EuroBic deliberou ainda a "realização imediata de uma auditoria" visto que, pode ler-se, há "elementos que até esta data eram desconhecidos". Além disso, remeterá ao Banco de Portugal (BdP) "todo o processo em poder do EuroBic referente às operações envolvendo as quantias transferidas pela Sonangol para a Matter em novembro de 2017, bem como informá-lo das decisões tomadas".

O EuroBic faz ainda questão de vincar que "não é parte no processo que tem vindo a ser noticiado" e que o mesmo "diz apenas respeito à esfera de interesses e relações jurídicas da acionista" Isabel dos Santos. Fontes: NM/com Reuters

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project