01.NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Eurovisão: Vitória de rock em italiano — Voto de público salva banda de Roma 25 Maio 2021

Cantaram em italiano os vencedores do concurso Eurovisão 2021: são a banda romana Måneskin com a canção ’Zitti e buoni/Chiu e (sejam) bons’. A vitória por televoto chegou-lhes após um quarto lugar, atrás da Suíça, França e Malta, na votação do júri de qualidade. No primeiro Eurovisão pós-Brexit, o Reino Unido foi abaixo com ...zero pontos.

 Eurovisão: Vitória de rock  em italiano — Voto de público salva banda de Roma

O quarteto italiano obteve um total de 524 votos. Em segundo lugar ficou Barbara Pravi, a representante da França.

A música é universal? Mas cantar em inglês foi a aposta de vários países que contaram ganhar pontos com a língua internacional. Entre eles, Portugal (Rumo à Eurovisão da Canção com ’Love is on My Side’ — "Vergonha Portugal ser representado por uma música em inglês!", 15.mar.021).

Mas este ano a maré foi para músicas cantadas em italiano, francês, outras línguas de dimensão nacional — a provar o fracasso da aposta no inglês.

Fontes: Corriere della Sera/Rai Uno. Fotos: Atuação do quarteto romano na noite de sábado. O logótipo da 65ª edição da Eurovisão mostra o mapa-múndi com a cidade-anfitriã Roterdão "como o coração vivo da Europa", segundo Sietse Bakker, produtor-executivo do evento. O ’logo’ liga Roterdão /Rotterdam com as capitais dos países participantes e simboliza o estar juntos, que não depende da forma" desse encontro. Uma referência ao facto de que depois do cancelamento em 2020 o festival da canção aconteceu agora de modo virtual, neste 2021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project