SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Eventos da OMT na ilha do Sal marcam “simbolicamente” a retoma do turismo em Cabo Verde – ministro 27 Agosto 2021

O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, quer que a 64ª reunião da Comissão Regional da OMT em África e o Fórum Mundial sobre Investimento Turístico em África, marquem “simbolicamente” a retoma do turismo em Cabo Verde

Eventos da OMT na ilha do Sal marcam “simbolicamente” a retoma do turismo em Cabo Verde – ministro

Segundo escreve a Inforpress, Carlos Santos adiantou que essas actividades que vão acontecer na ilha do Sal de 02 a 04 de Setembro, organizadas pela Organização Mundial do Turismo (OMT), são dois eventos de importância política e económica e serão aproveitados para mandar uma mensagem ao mundo, de que Cabo Verde está preparado para receber turistas de forma segura.

“No que se respeita ao primeiro evento é um encontro que reúne ministros do turismo de África. Estamos a contar com cerca de duas dezenas de ministros, nessa fase que ainda temos algumas limitações devido à situação da covid-19. É um evento que normalmente reúne os ministros africanos para tomada de decisões sobre a estratégia dos grupos dos países dentro da OMT”, explicou.

Trata-se de um evento de concertação sobre o sector turismo, que, conforme adiantou o ministro, cada vez mais vai ganhando peso, mormente nos países africanos que têm um “património singular” para apresentar no domínio do turismo.

“Por isso, a África tem essa oportunidade de poder transformar o turismo num dos principais sectores de combate à pobreza, e gerador de emprego e de criação de riqueza. Estamos a encarar este fórum com muita atenção porque pretendemos que seja um momento de Cabo Verde reforçar o seu papel dentro da organização”, disse.

“Queremos também que Cabo Verde seja apreciado como um dos modelos de desenvolvimento do turismo em África”, augurou.

Quanto ao segundo evento, o 2º Fórum Mundial sobre Investimento Turístico em África, que reúne homens de negócio desse sector, instituições financeiras e instituições multilaterais de financiamento, explicou que o desejo do Governo é que o empresariado nacional tenha não apenas oportunidade de financiamento dos seus projetos, mas também a extensão dos seus contactos.

“Queremos que esses dois eventos, muito bem casados, possam trazer oportunidades para nossa classe empresarial no momento único que é de retoma do turismo, e por isso queremos fazê-lo como sendo o evento simbólico do rearranque do turismo em Cabo Verde”, disse.

Até sexta-feira, 20 de Agosto, 18 ministros africanos já tinham confirmado a sua presença na 64ª reunião da Comissão Regional da OMT em África.

Para os dois eventos, que terão lugar na cidade de Santa Maria, na ilha do Sal, são esperados cerca de duas centenas de participantes, entre ministros do turismo do continente africano, investidores, representantes de instituições financeiras internacionais, altos dirigentes e especialistas de sectores público e privado e demais ‘stakeholders’ do turismo.

O ministro garantiu que a ilha do Sal foi preparada com o programa designado de “turismo seguro”, que consistiu na definição de regras e protocolos para hotéis, bares e restaurantes.

Falou ainda na preparação dos centros COVID e de resoluções que foram sendo publicadas sobre regras e procedimentos de desconfinamento por forma a transmitir uma imagem segura da ilha e que o país leva a sério essa questão da COVID.

O ministro Carlos Santos adiantou que além de reforçar as relações com a OMT, reforçar os contactos bilaterais com os países presentes, o momento será também aproveitado para passar uma mensagem ao mundo, e de forma particular aos mercados emissores, que Cabo Verde está preparado para receber os turistas em condições de segurança sanitária ainda nesse período que resta da época de Verão.

Antes da covid-19 o turismo representava 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde, mas o sector ficou desde Março de 2020 quando foram suspensos os voos internacionais comerciais, para conter a transmissão da covid-19 e ultimamente vem registado algum sinal de retoma.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project