ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

’Ever Given’ de volta ao Suez 20-8 que comércio marítimo global aguarda com ansiedade 22 Agosto 2021

Escoltado por dois rebocadores um à proa e outro à popa, o ’Ever Given’, mega-navio de contentores que ao bloquear, de março a julho, o canal do Suez ameaçou o comércio marítimo global, volta ao "lugar do crime" esta noite de 20 de agosto, seis semanas depois de levantar âncora.

O meganavio saído de Roterdão rumo a Taiwan chegou a Port Said ao fim da tarde de quinta-feira e prevê-se a sua passagem pelo Canal do Suez ao fim da tarde de sexta-feira. Grande ansiedade acompanha a sua passagem pela parte mais estreita do Canal onde ficou preso em março.

A partida em 8 de julho do ’Ever Given’ retido de três meses na cidade de Ismailia — após o empório Evergreen e o Estado egípcio assinarem um acordo multimilionário — teve festa de despedida transmitida pela televisão e em que participaram autoridades egípcias e diplomatas estrangeiros que se deslocaram do Cairo para Ismailia.

Escoltado por rebocadores, o gigantesco porta-contentores — mede tanto como quatro campos de futebol, quatrocentos metros ao comprido, e tem a capacidade de transportar vinte mil contentores num total de duzentas mil toneladas — pôde atingir o Mediterrâneo, rumo à Alemanha com 14 semanas de atraso.

O navio sob bandeira panamiana, e gerido pela taiwanesa Evergreen Marine, esteve todo este tempo carregado com duzentas mil toneladas de têxteis vindos do sudeste asiático.

O montante envolvido — pelas operações de resgate, estragos nas margens do Canal e receitas perdidas no tráfego — começou por ficar no "segredo dos deuses", ou seja, a Autoridade do Canal e os negociadores da empresa e seguradoras. Entretanto, logo em julho o WSJ apontou para uma estimativa de 550 milhões de dólares (50 mil milhões CVE).

Esta sexta-feira a TASS-Agência Noticiosa Russa informa que (em vez dos 930 milhões inicialmente pedidos) a Autoridade do Canal obteve 540 milhões de dólares, dos quais já recebeu 240 milhões e o remanescente será pago em doze meses.

Fontes: BBC/TASS/WSJ. Relacionado: Petróleo sobe 5,34% ao 4º dia do encalhe do mega-navio de contentores que bloqueia Suez, 28.mar.021; "Já navega!" ao 7º dia — Mega-navio ’Ever Given’ desencalhado do Canal do Suez ’por mãos egípcias’, 30.mar.021; Acordo assinado, fatura paga: Mega-navio ’Ever Given’ faz selò 3 meses após desencalhe ’por mãos egípcias’, 08.jul.021. Foto (TASS): ’Ever Given’, o mega-navio de contentores que ao bloquear o canal do Suez ameaçou o comércio marítimo global.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project