INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ex ministro indonésio condenado a 12 anos de prisão por corrupção 23 Agosto 2021

O ex ministro indonésio de Assuntos Sociais Juliari P. Batubara foi condenado esta segunda-feira, 23, a 12 anos de prisão por crime de suborno relacionado com a ajuda às vítimas da doença Covid-19 no país.

Ex ministro indonésio condenado a 12 anos de prisão por corrupção

Batubara, que foi preso em Dezembro de 2020 quando ainda era ministro, também foi condenado a uma multa de 500 milhões de rúpias indonésias (29.600 euros), bem como o afastamento da política por quatro anos quando for libertado, de acordo com a leitura da sentença divulgada em direto pela televisão e rádio.

Conforme a Agência Lusa, o político entregou-se à polícia em 06 de Dezembro de 2020 depois de ser acusado de ter recebido um suborno no valor de 32.000 milhões de rúpias indonésias (1,8 milhões de euros) relacionados com os processos de licitação para distribuição de ajuda.

De sublinhar que a Indonésia é um dos países do mundo mais afetados pela pandemia do SARS-CoV-2 em números absolutos, acumulando mais de 3,9 milhões de infeções entre seus 270 milhões de habitantes e mais de 126.000 mortes pela Covid-19.

A corrupção política é um problema persistente na Indonésia que já levou à queda de vários ministros. "Em 13 de julho, o antigo responsável dos Assuntos Marítimos e Pesqueiros Edhy Prabowo foi condenado a cinco anos de prisão por ter recebido 25,7 mil milhões de rúpias indonésias (1,49 milhões de euros) de um empresário que exportava lagosta", cita a Lusa.

Recorde-se que em 2019, o ex ministro de Assuntos Sociais Idrus Marham foi condenado a três anos de prisão por vários crimes de corrupção e o então ministro do Desporto, Imam Nahrawi, renunciou após ser investigado por receber subornos milionários.

"A Indonésia ficou em 102.º lugar entre 180 países no Índice de Perceção de Corrupção da Transparência Internacional em 2020, perdendo 17 posições em relação ao ano anterior", cita a nossa fonte.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project