Retratos

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ex-PRESIDENTE DA CHINA JIANG ZEMIN MORRE AOS 96 ANOS 30 Novembro 2022

O ex-presidente da China Jiang Zemin faleceu aos 96 anos às 12h13 (horário local) desta 4ª feira (30.nov.2022) em Xangai, sua cidade natal. Zemin teve leucemia e falência múltipla de órgãos e não resistiu.

Ex-PRESIDENTE DA CHINA JIANG ZEMIN MORRE AOS 96 ANOS

Segundo o site poder360, o anúncio da morte do ex-líder chinês foi divulgado pelo comitê do Partido Comunista da China (PCC) em uma carta dirigida ao Partido, militares e ao povo chinês. O comunicado relembra a história de Zemin na liderança do país e lamenta a morte do político.

A morte do camarada Jiang Zemin é uma perda imensurável para nosso partido, nosso exército e nosso povo de todos os grupos étnicos. O Comitê Central do Partido conclama todo o Partido, todo o exército e as pessoas de todos os grupos étnicos do país a transformar a dor em força, herdar o legado do camarada Jiang Zemin e expressar nossas condolências com ações práticas”, diz trecho da carta.

Conforme a fonte referida, Jiang Zemin governou a China de 1993 a 2002 e ajudou o país a se consolidar como uma superpotência global.

O ex-secretário-geral do partido comunista foi escolhido pelo então líder supremo da China Deng Xiaoping para chefiar o partido depois da deposição de Zhao Ziyang durante a ascensão do movimento pró-democracia.

Entre as principais conquistas de Zemin estão a adesão da China à Organização Mundial do Comércio em 2001 e os jogos olímpicos de Pequim realizados em 2008. Foi durante seu governo, em 1997, que Hong Kong voltou a ser território chinês depois de mais de 150 anos sob o domínio britânico.

A última aparição pública do político foi em 2019 em um desfile militar na Praça da Paz Celestial, em Pequim, nas comemorações do 70º aniversário de fundação da República Popular da China, conclui a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project