A exposição está a ser organizada em colaboração com o “Projecto Família di Mar” que é financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e implementado pela Coopera ONG e o Movimento Africa 70, em estreita parceria com as associações de pescadores de Achada Grande Trás e São Tomé e de Achada Grande Frente.
Segundo o coordenador do projecto Coopera ONG, Daniel Cardoso, trata-se de uma reportagem fotográfica sobre a pesca artesanal em Cabo Verde e os seus protagonistas, conseguidas através de acompanhamento do dia-a-dia dos pescadores e peixeiras nas suas labutas, assim como, através de actividades que o projecto tem realizado.
As imagens que compõem a mostra, conforme a organização, são uma homenagem a todas as pessoas que trabalham no sector pesqueiro e pretende, ao mesmo tempo, convidar a uma reflexão sobre a relevância desses trabalhadores e trabalhadoras na sociedade cabo-verdiana.
O projecto Família di Mar chegou a Cabo Verde há pouco mais de um ano com as referidas associações de pescadores, cujo propósito é aumentar as capacidades locais para a valorização dos produtos pesqueiros dessas comunidades.
A abertura acontece na segunda-feira, 19, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, a partir das 10:00.
A Semana com Inforpress