A lei que permite a extradição de cidadãos hondurenhos — no âmbito da luta contra o tráfico de armas e de estupefacientes, o terrorismo — foi muito criticada desde a sua aprovação em 2012. O governo foi acusado de ter desistido de reformar o sistema de justiça das Honduras.
Hernández — que segundo os Estados Unidos tem estado envolvido com o narcotráfico desde 2004 — está doravante entre os mais de trinta hondurenhos extraditados, desde 2014, para os Estados Unidos. É exposta assim à "evidência a debilidade da justiça hondurenha".
Justiça dos EUA entra na América Latina
Centenas de latino-americanos acusados de narcotráfico, numa lista que inclui figuras de alto ranking político, têm vindo a ser extraditados para os Estados Unidos onde o Departamento de Defesa tem podido contar com a colaboração dos governos do México, Colômbia, Nicarágua, Honduras,...
México. Desde outubro de 2020, o general Salvador Cienfuegos, ex-secretário de Estado da Defesa do México, está detido nos Estados Unidos sob as acusações de produção e distribuição de estupefacientes e lavagem de capitais. O moral das tropas, Exército e Força Aérea do México está de rastos mas muitos continuam a suspeitar que tudo fez parte da estratégia eleitoral de Trump.
O "herói de mil batalhas" , "general temido por todos" é acusado de ter entre 2015 e 2017 colaborado com o ’Cartel Beltrán-Leyva’ fundado pelos irmãos Arturo, Alfredo, Alberto, Carlos e Héctor Beltrán Leyva após deixarem o cartel de Sinaloa, liderado por Joaquín Guzmán Loera "El Chapo".
O também mexicano Joaquín Guzmán Loera "El Chapo", barão da droga líder do cartel de Sinaloa, está detido desde 2016 numa prisão do Colorado. Lendário fora-da-lei, as suas duas fugas da prisão — em 2001, ao fim de oito anos detido, e em 2015, um ano depois de recapturado ao fim de c. treze anos em fuga (19 jan. 2001 a 22.fev.2014) — tornaram-se históricas.
...
Fontes: AP/AFP/Reuters/EFE/www.laprensa.hn/honduras/... Fotos (AFP/Getty): Presidente das Honduras (2014-22) — agraciado com a ’Ordem do Jade Brilhante’ da China, que atribui a honraria exclusivamente a "Chefes de Estado de países amigos" —, Hernández desembarcou na 5ªfª 21, nos Estados Unidos, procedente da base aérea de Tegucigalpa num voo da DEA, a agência norte-americana de combate ao narcotráfico.