INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Extrema-direita chega ao poder em Itália 26 Setembro 2022

A extrema-direita fez história em Itália. Giorgia Meloni, líder do Partido Irmãos de Itália, venceu as eleições com cerca de 26% dos votos, de acordo com os resultados oficiais, quando já está apurada cerca de 99% da votação. O Presidente italiano, Sérgio Mattarella, dará, assim, posse ao primeiro governo liderado pela extrema-direita do pós Segunda Guerra Mundial.

Extrema-direita chega ao poder em Itália

«Se formos chamados a governar esta nação, fá-lo-emos por todos os italianos, com o objetivo de unir as pessoas, disse Giorgia Meloni citada pela EN.

Meloni, a primeira mulher a liderar um governo em Itália, conduz a coligação de centro-direita, que inclui a Liga de Matteo Salvini, o partido Força Itália, do antigo primeiro-ministro, Sílvio Berlusconi e os Moderados, de Maurizio Lupi. Juntos, obtiveram mais de 44% dos votos.

Já a coligação de centro-esquerda surge em segundo lugar no escrutínio, com cerca de 26% dos votos. O Partido Democrático, de Enrico Letta, que lidera esta coligação, já reconheceu a vitória da direita nestas eleições e vincou a sua responsabilidade como partido da oposição.

"Somos a segunda força política e, por isso, acreditamos que temos de fazer uma oposição, que será uma oposição importante porque temos uma grande responsabilidade. Temo-la perante a Europa e perante o país para os passos mais difíceis que Itália enfrenta", salientou Debora Serracchiani, vice-presidente do Partido Democrático.

Por sua vez, o Movimento Cinco Estrelas, de Giuseppe Conte, foi a terceira força política mais votada, com uma percentagem de cerca de 15%, acrescenta a EN.

Nas redes sociais, multiplicam-se as reações relativas aos resultados das eleições italianas. Os governos da Hungria e da Polónia, por exemplo, já felicitaram Giorgia Meloni e a coligação de direita por esta vitória.

De salientar que a afluência às urnas nestas eleições foi a pior de sempre e desceu de 72.94%, números de 2018, para valores que rondam os 64%, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Interior de Itália, cocnlui a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project