DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

F1-Hamilton compra equipa de futebol americano 27 Agosto 2022

O britânico Lewis Hamilton, dum seleto grupo de pilotos na história da Fórmula-1, faz também história ao tornar-se dono do Denver Broncos que é uma das equipas de topo do futebol americano. Em parceria com a família Walmart, os mais ricos dos Estados Unidos, o piloto assina o contrato de compra por mais de quatro biliões de dólares.

F1-Hamilton compra equipa de futebol americano

O condecorado e nobilitado Sir Hamilton, pela proeza como piloto da Mercedes e sete vezes campeão da F1, com um salário de 50 milhões por ano, surpreendeu o mundo esta semana com a "surpreendente revelação, chocante!" (segundo a imprensa britânica da referência) da sua "associação à família Walmart no negócio de $4.65bn" (450 biliões CVE), nada mais nada menos que 450 mil milhões de contos. O membro principal dos Walmart, Robert Walton, "vale" sozinho 60 biliões USD — multiplica por quase um milhão os milhões de Hamilton (segundo a Forbes 2022, é de £397.3m ($477.2m).

A equipa de football/ futebol americano (distinto do nosso futebol que é soccer) em quatro décadas teve uma valorização estratosférica (mais de 50 mil por cento!). Em 1984, Bowlen pagou a Edgar Kaiser Jr. $70 milhões de dólares. A sua gestão dos Broncos assinala a vitória em três Super Bowls até 2019.

Em 2019, ano da morte de Ellis, foi apontado um conselho de administração presidido pelo CEO Joe Ellis. Mas os filhos de Bowlen entraram em desacordo com Ellis e puseram a equipa à venda este ano.


Boicote GP Miami

O astro Hamilton há pouco mais de dois meses — perante a decisão da FIA de proibir o uso de joias durante as provas de F1-fórmula-1 na temporada 2022 —ameaçou que ia boicotar o GP Miami se a FIA não recuasse nas novas regras.

A FIA, autoridade máxima do automobilismo mundial, porém acrescentou mais outra regra: proibiu os pilotos de tirarem ou amarrarem o macacão de corrida na cintura quando subirem ao pódio ou durante as entrevistas pós-prova. Em 2020, o próprio Hamilton foi alvo de uma norma que proibiu o uso de quaisquer itens que não o próprio macacão, fechado até o pescoço, enquanto estiver no pódio.

Fontes: Daily Mail/ Motor.com/... Relacionado: F1: Lewis Hamilton 1º piloto negro supera Schumacher, 27.out.020; F1: 91 X campeão Lewis Hamilton iguala Schumacher — 92ª vem aí a 23-25 em Portugal,13.out.020; F1-Hamilton desafia proibição da FIA sobre joias na prova — Ameaça boicotar GP Miami, 13.mai.022. Fotos: Hamilton é fotografado com diversas joias, após a FIA lho proibir preto no branco.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project