LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

FBI travou João em Portugal mas nem detetou texano que matou 19 crianças 28 Maio 2022

O português João "planeou um atentado" contra a comunidade universitária em Lisboa sem chegar a vias de facto, enquanto o texano Salvador Ramos planeou, comunicou planos e cometeu o segundo maior massacre de crianças numa escola dos Estados Unidos.

 FBI travou João em Portugal mas nem detetou texano que matou 19 crianças

Apesar de tiros disparados na sua direção por parte da polícia da Robb Elementary School, o texano de 18 anos e três dias conseguiu entrar numa sala de aula e trancá-la antes de disparar sobre as crianças e as duas professoras.

Além dos 21 mortos, mais de uma dezena de crianças ficaram feridas nesse ataque à escola frequentada por mais de 500 alunos entre os sete e os dez anos, a maioria deles provenientes do bairro "latino" economicamente desfavorecido. Dois dias depois, anuncia-se a morte do marido de uma das professoras (foto à esqª de Irma e Joe Garcia, que deixam quatro órfãos entre os 12 e os 23 anos). "O tio Joe morreu de desgosto", escreveu um sobrinho no Twitter. A Fox News relatou: "O marido de Irma não resistiu ao choque e morreu de ataque cardíaco".

O tiroteio em Uvalde — perpetrado dias depois do aluno do liceu local completar dezoito anos, única condição para lhe venderem a pistola e espingarda — foi o mais mortífero desde que 20 crianças e seis funcionários foram mortos em 2012 em Sandy Hook, no Connecticut.

O monstruoso crime, esta terça-feira, podia ter sido evitado — e as vinte e uma vítimas de Salvador Ramos não o seriam — caso o FBI tivessse tido a mesma sorte em apanhar na rede mundial as conversas do rapaz do Texas?

O estudante de 18 anos, por fim abatido pela polícia na terça-feira, não foi detetado pelo FBI. Nem tão-pouco a polícia presente na escola conseguiu travá-lo antes de acontecer a mortandade: a escola primária virou um lugar do terror, onde 19 crianças e dois professores foram alvejados até à morte.

Relacionado: EUA: 19 crianças morrem em tiroteio na escola, 25.mai.022; Pais de caloiro de engenharia indiciado por terrorismo culpam namorada "mais velha", 10.abr.022; FBI alertou Portugal: PJ trava "ataque terrorista" que caloiro de engenharia programou para hoje, 11.fev.022.
.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project