DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

FIBA África apresenta a Taça do Mundo de Basquetebol ao primeiro-ministro 18 Maio 2023

A Taça do Mundo de basquetebol da FIBA’2023 foi apresentada hoje ao primeiro-ministro por uma delegação mista da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB) e da instância que superintende a modalidade em África, como reconhecimento do engajamento governamental.

FIBA África apresenta a Taça do Mundo de Basquetebol ao primeiro-ministro

Após a recepção, no Palácio do Governo, o presidente da FCF enalteceu a importância de Cabo Verde ter sido incluído pela FIBA no lote dos 30 países seleccionados para esta digressão mundial do “Naismith”, nome pela qual é conhecida a taça do mundo em basquetebol sénior masculino.

Mário Correia destacou, na ocasião, todo o apoio de Cabo Verde, do Governo e da sua população, sobretudo os mais jovens, assim como das várias gerações dos basquetebolistas, que tornaram possível a concretização deste sonho de fazer com que o País se qualifique para a fase final do Mundial de Basquetebol.

Para Correia, a passagem do Taça do Mundo por Cabo Verde representa “um grande orgulho” e premeia o esforço dos jogadores pelo feito alcançado, razão pela qual disse que todos os cabo-verdianos devem sentir-se “felizes e orgulhosos” com a vinda do troféu, no quadro de uma turnê promovida pela FIBA pelos países participantes, de modo a estar nos lugares ícones junto da população.

Para além da promoção da Taça do Mundo, pretende-se com esta digressão, a promoção dos 32 países participantes no Mundial de 2023, tendo sublinhado que a vinda deste troféu a Cabo Verde tem “um grande significado para todos os cabo-verdianos, principalmente para a camada jovem, adolescente e crianças, de modo a inspirarem neste momento para sonharem com altos voos”.

A vinda da Taça a Cabo Verde foi apontada pelo representante da FIBA África, que acumula as funções do Presidente da Comissão Técnica da competição no continente que acompanha o troféu mundial neste tour, como o agradecimento da família da FIBA África à Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, ao Ministério do Desporto e o Governo e toda a população.

Fode Amara Conde, que é também membro do Comité Executivo da FIBA, enalteceu todo o apoio dos cabo-verdianos durante as fases preliminares, eliminatórias e de grupos que levaram com que Cabo Verde consiga apurar-se como um dos cinco representantes do continente africano.

Depois de ter passado toda a quinta-feira em São Vicente, o Troféu Naismith chegou hoje a Cidade da Praia e, segundo avançou a imprensa o seleccionador nacional Emanuel Trovoada, a taça vai estar exposta esta sexta-feira, a partir das 19:00, no Largo do Memorial Amílcar Cabral para sessão de fotografias com o público.

O Troféu Naismith, em homenagem ao inventor do basquetebol James Naismith, é a taça de prata maciça concedida aos vencedores do Mundial.

A versão actual do troféu foi concedida pela primeira vez em 1998.

A selecção cabo-verdiana qualificou-se a 26 de Fevereiro deste ano pela primeira vez para o Mundial da modalidade, evento que vai contar com a participação de 32 selecções, entre 25 de Agosto e 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.

Cabo Verde figura como um dos cinco países africanos a representar o continente no Mundial’2023, juntamente com Sudão do Sul, Costa do Marfim, Egipto e Angola.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project