DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

FIFA reinaugura Centro Técnico da FCF na cidade da Praia 28 Julho 2022

O Centro Técnico da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), na Cidade da Praia, foi reinaugurado esta tarde pela secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, que enalteceu a importância da formação dos jovens.

FIFA reinaugura Centro Técnico da FCF na cidade da Praia

Ao descrever que Cabo Verde “é hoje capital do mundo”, por acolher “a delegação mais importante da FIFA”, já que a Direção do Desenvolvimento deste organismo que superintende o futebol mundial reúne-se com todos os Escritórios da FIFA em África, pela primeira vez, fora da Europa, Fatma Samoura referiu o futebol como um veículo de formação de homem.

Enalteceu o trabalho levado a cabo pelo presidente da FCF, Mário Semedo, ressaltando que a forma como a FIFA vem financiado o desenvolvimento do futebol cabo-verdiano, um “país muito pequeno em termos territorial, mas muito grande de coração”, é demonstração do resultado e do futebol praticado a nível da FIFA.

Ao longo da sua intervenção, Samoura definiu o futebol como o maior unificador do mundo, considerando mesmo que, por ser uma grande escola de valores, que cultiva a ética e o fair-play, desempenha um papel imprescindível na luta contra toda e qualquer discriminação e que não conhece qualquer fronteira, com uma forte aposta em intervenção social.

Já o presidente federativo, Mário Semedo, fez questão de destacar o “grande contributo desta infraestrutura” para o desenvolvimento do futebol cabo-verdiano, afiançando que a selecção cabo-verdiana de futebol conta com dois jogadores saídos deste centro e que a escola Bola Pra Frente, que funciona neste estabelecimento desportivo, já soma três título de campeões de Cabo Verde a nível de formação.

“Este centro vem sendo uma grande mais-valia, não só para o desenvolvimento do futebol cabo-verdiano, mas também para a formação do Homem”, realçou Semedo, tendo sublinhado que o projecto FIFA Award, financiador na totalidade das obras de remodelação do edifício, tem dado um enorme contributo para o futebol nacional.

A cerimónia de reinauguração contou ainda com intervenções do director do Desenvolvimento da FIFA, Jean Marie Kenny, e do director de Desenvolvimento para África, ex-internacional suíço de origem cabo-verdiana, Gelson Fernandes, que elogiaram a forma como o futebol cabo-verdiano tem sido gerido, de forma a merecer o seu lugar de destaque junto da FIFA.

Inaugurado em Maio de 2006 pelo então presidente da FIFA, Joseph Blatter, o Centro Técnico da FCF, também conhecido por Centro de Estágio, afigura-se como o primeiro dos três implantados pela FCF no país, que conta ainda com os de São Vicente e do Sal, concebidos no quadro do programa de desenvolvimento Goal da FIFA.

O Centro de Estágio da Cidade da Praia possui 20 quartos, uma sala técnica, um auditório, uma sala de reuniões, um hall, além de cozinha, refeitório e um campo de relvado sintético de entre outras divisões. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project