CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fábio Testi: “Vejo na arte, uma forma de tornar o mundo em que vivemos num lugar melhor” 01 Fevereiro 2021

Fábio Testi apresentou a primeira estátua “hiper-realista” feita em Cabo Verde. Este trabalho inspirado na figura da Cesária Évora, procura imitar a textura da pele, o cabelo, os olhos e a sensação de estar viva. A escultura teve uma grande repercursão nas redes sociais pelos internautas que se mostram satisfeitos com o trabalho feito pelo artista. Com 30 anos, o jovem salense já possui um leque de projetos que se destacam pela qualidade e originalidade. Para saber mais sobre este talento acompanhe o perfil que se segue.

Fábio Testi: “Vejo na arte, uma forma de tornar o mundo em que vivemos num lugar melhor”

“Vejo na arte, uma forma de tornar o mundo em que vivemos num lugar melhor, procuro transmitir a minha visão através das áreas que atuo, o design, a pintura, a arte urbana, a escultura e o associativismo”, expressou o artista.
Desde muito cedo, Fábio Testi, sempre soube o que queria fazer ao longo da sua vida. Cogitava percorrer o caminho das artes. Esta é e sempre foi a sua vocação. O jovem salense, desde o início, quando ainda estudava no ensino secundário na Escola Básica e Secundária Olavo Moniz, ilha do Sal, se destacou pelo seu talento. No liceu era chamado para fazer trabalhos a nível das artes plásticas. Participou nesta altura em vários concursos que acabou por lhe influenciar, mais tarde, na escolha do curso que queria fazer.

Quando chegou à altura de assumir uma profissão, escolheu fazer o curso de Design em São Vicente. Lá fez parte de várias associações. Foi presidente da Associação de estudantes da Escola Internacional de Arte, e da Universidade onde se formou. Foi também tesoureiro e membro fundador da Liga das Associações Académicas Universitárias de São Vicente.

Hoje Fábio Testi além de trabalhar na Câmara Municipal do Sal, no Gabinete de Comunicação e Imagem, exercendo o cargo de Designer, é muito reconhecido no mundo das artes pelos seus trabalhos. “Esta estadia na edilidade salense permite-me participar e colaborar em projetos como o Festival Internacional de Santa Maria, Festival de Literatura - Mundo do Sal, entre outros”, avançou.

Entre os seus mais diversos trabalhos podemos destacar o mural de homenagem a músicos e artistas nacionais, encontrada no Mindel Hotel, em São Vicente, o mural artístico produzido no Mercado Municipal dos Espargos, ilha do Sal, o mural da Tabanka - Xalabas di Komunidadi, na ilha de Santiago a escultura da pianista Tututa Évora, situada em frente à escola Tututa e o seu recém-trabalhado baseado na produção de uma escultura “super-realista” inspirada em Cesária Évora.

“A obra foi inspirada na figura da Cesária Évora, como também bebeu de várias outras referências e de diferentes épocas. Iniciei o trabalho com a pretensão de fazer uma escultura que parecesse real, imitasse a textura da pele, o cabelo, os olhos e transmitisse a sensação de estar viva, para assim, passar uma mensagem de valorização do lado humano das pessoas e da vida”. É por esta razão que a obra foi denominada de “Diva Viva” tendo como lema “Somos a maior obra de arte. O nosso corpo… A nossa alma Cuidemos dela, cuidemos uns dos outros.

Questionado sobre o porquê da escolha da imagem da Cesária Évora para se inspirar, Fábio Testi afirma que é pelo facto de a sua figura ir ao encontro com aquilo que queria transmitir e retratar na sua obra.

“Cesária Évora foi e continua a ser uma figura mundialmente conhecida, referenciada no mundo da música como sendo uma notória profissional da área e humilde pessoa. A obra, é uma crítica à forma como vivemos, lidamos uns com os outros e o nosso ego, enquanto, somos sensíveis a nossa própria dor, mas incapazes de sentir a da pessoa que está ao nosso lado", expressou.

Desde 2016, o artista participa como agente cultural e promotor voluntário do carnaval da ilha do Sal, como escultor e projetista nos carros alegóricos do Grupo Gaviões.

Fábio Testi Gomes Silva, designer e artista plástico, com 30 anos, nasceu e cresceu na ilha do Sal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project