SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fabrico do Grogue: IGAE procede a selagem dos alambiques em todas as unidades de produção do país 15 Junho 2021

A Inspeção Geral das Atividades Económicas, em colaboração com outras entidades fiscalizadoras, iniciou, no dia 14 de junho de 2021, a Selagem dos alambiques em todas as unidades de produção de Grogue, no cumprimento do Decreto-lei n.º 11/2015 de 12 de fevereiro, que regula a produção de Grogue. O objetivo da selagem é disciplinar a atividade de produção de aguardente nacional, para que se possa ter um produto de qualidade, geradora de rendimentos e seguro para o consumo.

Fabrico do Grogue: IGAE procede a selagem dos alambiques em todas as unidades de produção do país

Em comunicado, a IGAE solicita ainda aos produtores a suspensão voluntária das atividades de produção de grogue e também a disponibilização de todas as informações sobre o produto.

A mesma entidade informa que os produtores, que necessitam de prorrogação do prazo de industrialização, devem solicitar à Direção Nacional da Indústria, Comércio e Energia o pedido n este sentido devidamente fundamentado, com a informação relativo à quantidade da matéria-prima, à capacidade da fábrica e aos dias necessários para prosseguir a produção do grogue.

Conforme a mesma fonte, a Selagem dos alambiques permite disciplinar a atividade de produção do grogue, para que se possa ter um produto de qualidade, geradora de rendimentos e seguro para o consumo.

Em Cabo Verde, as ilhas de Santiago, São Nicolau e Santo Antão são os principais produtores de grogue. Segundo fontes oficiais, 82% da superfície da ilha de Santo Antão é ocupada por cana-de-açúcar, o grogue e derivados representam cerca de 30% do PIB, sendo o principal produto de exportação desta ilha.

AC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project