ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Falta de iluminação agrava insegurança na Achada Grande Frente: Moradores denunciam «situação de quase terror» na Descida de Tedja e pedem intervenção urgente das autoridades 21 Novembro 2019

Moradores de Achada Grande Frente, na Praia, estão a passar por insegurança grave. É que, segundo um documento a que um grupo de moradores remeteu ao ASemanaonline, «a situação é quase de terror com assaltos à mão armada praticamente todos os dias», mais precisamente na ruela denominada ‘Cruz’, anexa à estrada de acesso ao bairro Lém-Ferreira ‘DixidaTedja’. Tudo por falta da iluminação pública desse sítio, apesar do abaixo-assinado subscrito por cerca de 30 residentes, enviado, em agosto deste ano, ao Conselho da Administração da Electra. Por isso, clamam pela intervenção urgente das autoridades em criar condições para repor a paz e a tranquilidade públicas neste bairro periférico da Capital cabo-verdiana.

Falta de iluminação agrava insegurança na Achada Grande Frente: Moradores denunciam «situação de quase terror» na Descida de Tedja e pedem intervenção urgente das autoridades

«Os moradores do bairro Achada Grande Frente, arredores da rampa de acesso ao Bairro de Lém Ferreira, têm sido fustigados pela onda de violência – assaltos à mão armada (kassu-body), roubos às moradias e insegurança, alcançando níveis preocupantes naquela localidade», lê-se no documento que o porta-voz da população enviou ao ASemanaonline.

Segundo apurou este jornal, as vítimas dos assaltos têm sido sobretudo trabalhadores de empresas públicas e privadas, empregadas domésticas e estudantes de vários níveis de ensino. Armados sobretudo com pistola artesanal Boca Bedju e faca, os assaltantes têm apoderado principalmente de dinheiro e objetos, com destaque para telemóvel.

Esta reivindicação vem, segundo o abaixo-assinado referido, desde de longa data em que os moradores, também contribuintes, não têm poupado esforços juntos da Electra-Sul a fim de serem instalados candeeiros nos postes de iluminação pública na Descida de Tedja. «Assim, em meados de 2012 foram iniciados trabalhos de instalação de postes, cabos eléctricos, mas sem terem sido finalizados. Na presente data, estes enviaram uma missiva, subscrita por cerca de 30 elementos, ao PCA (Alcindo Mota) da empresa, expondo a preocupação dos mesmos, a fim de verem resolvida tal situação, mas sem sucesso. Hoje, volvidos aproximadamente 7 anos, estes esperam e desesperam pela resolução da situação que há muito perdura, exigindo pronta intervenção com vista à tranquilidade de todos e sossego dos mesmos».

Diante dos assaltos à mão armada registados com frequência na Descida de Tedja, o porta-voz do grupo escreve que « a solução tem sido fazer o uso a lanternas de telemóveis, chegando muitas das vezes os transeuntes impedidos de circular devido ao exponencial crescimento de assaltos, agressões e demais atos de violência, pondo em risco a tranquilidade e sossego dos mesmos».

Falta de requalificação urbana e medidas necessárias

Mas as preocupações não ficam por aí. Uma outra situação por que passam estes moradores depreende-se com fato de não terem sido contemplados, durante os sucessivos mandatos da atual Câmara de Óscar Santos, com o projecto de requalificação urbana (pracetas, parque infantil, espaços de lazer), onde os transeuntes circulam sobre terra batida, aglomerado de escombros e vários entulhos, local este com um forte potencial turístico – destaque possivelmente para um miradouro, atendendo a vista panorâmica que oferece, voltada para o mar e a cidade da Praia.

Face esta situação toda sem solução à vista, agregada ao sentimento de insegurança que assola o Município da Praia, os moradores da Achada Grande Frente, mais concretamente dos arredores da rampa de acesso ao Bairro de Lém Ferreira, apelam às autoridades responsáveis para uma análise séria da situação referida, devendo fazer diligências e tomara medidas necessárias para garantir maior segurança e conforto à população da mesma zona.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project