AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Família Biosfera I completa 16 anos de existência com uma “equipa coesa e engajada” em proteger e conservar o ecossistema marinho e a fauna 21 Maio 2021

A ONG ambiental Biosfera Cabo Verde, neste dia de celebração dos seus 16 anos de existência, 21 de maio, reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer, mas que o que já foi feito até ao momento foi conseguido com muito esforço, dedicação e gosto em cuidar do que é nosso. O presidente da ONG, Tommy Melo, sente-se grato pelo apoio que têm recebido e que dia após dia a família Biosfera I só cresce.

Família Biosfera I completa 16 anos de existência com uma “equipa coesa e engajada” em proteger e conservar o ecossistema marinho e a fauna

Em entrevista ao Asemanaonline, o presidente da ONG ambiental Biosfera Cabo Verde, Tommy Melo, explica que, foram 16 anos de “muita alegria” e de muito gosto em estar a cuidar e proteger as espécies das zonas, onde têm passado, trabalhando próximo das comunidades.

Como nem tudo é um mar de rosas, Melo sublinha que foram também anos de muita dificuldade. “A dificuldade nos ensinou muito. E estamos onde estamos hoje com conhecimento, graças às dificuldades que fomos encontrando pelo caminho”, sublinha.

De dois elementos, no início do projeto, passou a 27 cidadãos disponíveis a fazer parte da equipa da Biosfera que desde começo tem lutado em prol da proteção do Meio Ambiente, com especial foco nos ecossistemas marinhos e na fauna a estes associados.

Por parte dos governos, Tommy Melo admite que, é sempre uma “relação amor e ódio”, mas, no entanto, refere, sempre a Biosfera quis estar do lado dos decisores políticos para ajudar a tomar as melhores decisões.

Tommy Melo assegura que este trabalho iniciado com ele e o pai, José Melo, tem conseguido atrair pessoas para trabalhar a tempo inteiro ao longo do ano e também movimentar dezenas de voluntários.“Na biosfera somos uma família. É exatamente este sentimento de união que faz com que consigamos atingir os objetivos”, enfatiza o líder da ONG.

Com humildade, a biosfera que é uma ONG bem reconhecida em Cabo Verde e no exterior, pretende continuar a fazer o seu trabalho com “objetivos bem claros, sempre ultrapassando os desafios que são colocados”.

Este responsável reconhece o grande trabalho que as outras ONG’s têm feito ao longo dos anos e parabeniza-os pelos ganhos conseguidos até ao momento, no sentido de preservar e proteger o que é nosso.

“A biosfera está aqui para ficar, continuar a estabelecer parcerias entre as várias ONG’s, comunidades, o Estado, as instituições, entre outros”, finaliza.

A família da Biosfera optou por comemorar o dia do seu aniversário com uma convivência e momentos de descontração entre todos os membros da equipa.

AC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project