NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Familiares de vítimas de Holocausto recuperam tela de Klimt — França devolve 17 Mar�o 2021

Vítimas dos nazis foram também outros grupos étnicos e um grande número de pessoas especiais dificilmente etiquetáveis na Alemanha de Hitler. Mas sem dúvida que os judeus-vítimas-do-nazismo continuam a causar emoção, sempre que um novo facto relacionado com o seu sofrimento salta para o noticiário. Como fez ministra francesa da Cultura que anunciou hoje (3ªfª, 16) a intenção do Estado francês de devolver ’Roseiras sob as árvores’ aos herdeiros de Nora Stiasny, a dona expropriada da tela da autoria do austríaco Gustav Klimt(1862-1918), pintor simbolista. A devolução da obra visa "reconhecer o sofrimento e os crimes" que a família sofreu.

Familiares de vítimas de Holocausto recuperam tela de Klimt — França devolve

"Hoje sabemos que se trata efetivamente de uma obra que foi expropriada na Áustria em agosto de 1938!, disse a ministra em conferência de imprensa no Museu d’Orsay, em Paris onde a tela se encontra em exposição.

A proprietária do quadro -pintado em 1905, Nora Stiasny, foi morta num campo de concentração em 1942, vítima dos horrores perpetrados pelos nazis durante o Holocausto.

Os nazis tinham em 1938 obrigado a colecionadora a vender a um preço irrisório o quadro, que herdara do tio Stiasny que era uma figura relevante da burguesia judia austro-húngara.

Fontes: Le Figaro./Le Monde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project