“O Sapatinho Mágico”, segundo uma nota remetido a este diário digital, é um conto infantil, escrito por Fátima Bettencourt e ilustrado por Elisabete Gonçalves, criado no âmbito do Programa de Aprendizagem de Português em Contextos Multilingues e Multiculturais.
Protagonizado por Camila, o conto assume-se como uma narrativa de ficção que se desenvolve num ambiente acessível e compreensível para a criança que se inicia à aprendizagem formal da língua portuguesa, num ambiente familiar, divertido e inspirador.
“Danuta Wojciechowska e Joana Paz, na Lupa Design, asseguraram o design do conto, num labor criativo, harmonizado com as ilustrações criadas por Elisabete Gonçalves, que resultou num importante trabalho artístico. Esta iniciativa, organizada pelo Camões - Centro Cultural Português e pelo Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia, propõe-se consolidar ações para a aprendizagem motivada da língua portuguesa no contexto cabo-verdiano, através do desenvolvimento de um programa de formação em língua portuguesa vocacionado para a infância e de materiais culturalmente sensíveis e socialmente relevantes”, diz a organização, em comunicado.
Sabe-se ainda, que o conto foi organizado e editado por Andreia Mendes e Mariana Faria, no âmbito do plano de atividades do Centro Cultural Português e do Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia, financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. “O Programa de Aprendizagem de Português em Contextos Multilingues e Multiculturais estruturase em três linhas principais, designadamente “O Sapatinho”, “Os Nicolau” e “Os Sucupira”.
A equipa organizadora do evento garante que a sessão terá entrada livre, com lotação limitada, de acordo com a atual lotação máxima da sala, em cumprimento de todas as normas de segurança e prevenção face à Covid-19.