DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Federação Cabo-verdiana de Xadrez promove IV Campeonato Nacional Absoluto 07 Setembro 2020

A Federação Cabo-verdiana de Xadrez, anuncia que já agendou a realização da prova máxima do xadrez nacional, sendo que o Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA), decorrerá na cidade do Mindelo, de 15 a 18 de Outubro. Esta 4.ª edição do CNIA, em virtude da pandemia do Covid-19, será um pouco diferente das edições anteriores e todos os participantes estarão sujeitos a regras de segurança sanitária de acordo com o que for estipulado pelas autoridades competentes.

Federação Cabo-verdiana de Xadrez promove IV Campeonato Nacional Absoluto

Na altura da aprovação das datas de realização, a FCX aprovou também um “Plano de Retoma das Atividades Presenciais de Xadrez em Cabo Verde”. Esse plano foi apresentado ao IDJ para que o apreciasse e submetesse ao parecer das autoridades sanitárias. “Temos conhecimento que o IDJ está a aguardar as recomendações das autoridades sanitárias e, assim que houver feeback, a FCX divulgará o referido Plano, bem como as recomendações que forem emanadas por quem de direito”, diz a organização em comunicado enviado a este diário digital.

Ainda, de acordo com o documento, o Regulamento do CNIA-2020 destaca que a prova está limitada a um máximo de 30 participantes, podendo esse número ser reduzido, em caso necessidade devido a medidas de segurança sanitária.

“Têm direito a participar no CNIA 2020, até ao limite máximo de jogadores que forem indicados, todos os jogadores de nacionalidade cabo-verdiana ou inscritos na FIDE com a bandeira de Cabo Verde, de acordo com os seguintes critérios: Campeão Nacional da época anterior; jogador com melhor Elo ; Para conhecimento das Associações Regionais, da Imprensa, as Entidades Oficiais, potenciais patrocinadores e demais interessados”, anuncia, ressaltando que as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, que abre a partir do dia 14 de Setembro e terminam às 18.00 Horas do dia 10 de Outubro.

“Só serão aceites inscrições de jogadores que estejam filiados na FCX até 30 de Setembro; As taxas de inscrição podem ser pagas online; A prova decorrerá no sistema suíço de 7 Sessões em partidas de 90 minutos para 40 lances, mais 30 minutos para o resto da partida, com um acréscimo de 30 segundos por lance por jogador, a partir do primeiro lance”, acautela a organização do evento.

Embora o ano de 2020 tenha sido, até aqui, de má memória para o desporto nacional, o xadrez, durante toda a fase de confinamento e de cuidados sanitários, tem conseguido manter-se em atividade, apostando nas competições Online. Contudo, a organização considera estar na altura do regresso às competições presenciais, e este IV Campeonato Nacional Individual Absoluto, poderá ser um “bom teste” a esse regresso e, provavelmente, esta poderá vir a ser a única competição desportiva nacional (presencial) que se realizará em 2020, facto pelo qual a FCX agradece que todos colaborem de forma a torná-la num sucesso e garantindo-lhe, também, a sustentabilidade financeira.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project