POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Federação Nacional das Mulheres do PAICV homenageia combatente da liberdade da pátria Lilica Boal 18 Janeiro 2020

A Federação Nacional das Mulheres do PAICV (FNM-PAI), em parceria com a Comissão Política Regional do PAICV de Santiago Norte, realiza uma sessão de homenagem à Combatente da Liberdade da Pátria, Lilica Boal, no dia 20 de Janeiro - "Dia dos Heróis Nacionais", a ter lugar no Mercado de Cultura e Artesanato, na cidade de Tarrafal.

Federação Nacional das Mulheres do PAICV homenageia combatente da liberdade da pátria Lilica Boal

Conforme uma nota enviada a este diário digital, no dia 20 de Janeiro comemora-se o dia dos Heróis Nacionais, e para o PAICV, é uma data que sempre é assinalada e comemorada por causa da sua importância para Cabo Verde, enquanto momento "ímpar" que contribuiu para a afirmação do país como Nação livre e para honrar aqueles e aquelas que derem um contributo "inigualável" para atingir os patamares de desenvolvimento que o país alcançou.

"Este ano, em particular, entendemos que devemos honrar e homenagear as mulheres pelo seu contributo para a luta da libertação pois, muitas vezes, a história tende a inviaibilizar as mulheres nos grandes feitos e nas grandes conquistas. Por isso, achamos justo e não seria menos importante, homenagear a Lilica Boal, uma mulher corajosa, que deu muito para a independência de Cabo Verde", anuncia uma fonte da organização.

Recorde-se que Lilica Boal foi directora da escola-piloto, fundada pelo PAIGC em 1965 em Conacri, para acolher os filhos dos combatentes e órfãos da guerra colonial. Nascida em 1934, no Tarrafal da ilha de Santiago, - vila "tristemente célebre" pela sua prisão política - ela teve muito a contar, em termos de experiência na luta da libertaçao nacional, como historicamente despertou a sua consciência política.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project