RADAR

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Felicidades e chuchadeira dos galos –I 27 Mar�o 2019

Chuchadeira é como cidadãos atentos apelidam os discursos de felicidades, para os cabo-verdianos, que vêm sendo produzidos, descaradamente, pela atual maioria no poder. Dizem que o chefe de propaganda é o Primeiro-ministro. De humor em humor, brincam, em gargalhada, que os outros galos do sistema no poleiro andam a fazer coro da mesma propaganda enganosa. Neste particular, destacam figuras como o Vice-primeiro-ministro, o Ministro dos Assuntos parlamentares, o líder parlamentar do MpD e alguns deputados radicais da linha dura de combate – Miguel Monteiro, João Gomes, Emanuel Barbosa, Dotor, Joana Rosa, Isa Costa… Enfim, como observa um admirador do Radar, é tanto cocorocó dos galos no poleiro - com os cânticos de felicidades enganosos - que não acaba e que muita gente já não o quer ouvir!

Felicidades e chuchadeira dos galos –I

Felicidades e chuchadeira dos galos -II

Além de estar a ser qualificado de ridículo tal discurso, muitos gozam, principalmente em cafés, bares e outros lugares de diversão, perguntado o que o actual governo já fez para dar felicidades aos cabo-verdianos. Um homem do campo encontrou a seguinte e criativa resposta: - Só se for mais desemprego, mais criminalidade e fome no campo por falta de água e pastos, devido à seca e ausência de medidas do governo. Outros curiosos, que procuraram o Radar para mandar um forte recado ao movimento no poder, aconselham ao Ulisses Correia e Silva para ouvir o «povim» que não é burro, principalmente o do campo, que se encontra numa situação ruim e sem qualquer rendimento! E terminam, saindo com esta: - Felicidades só forem na TCV, que mais funciona como a estação semanal da lavagem da imagem do Governo. Nôs boka ka sta la!.

Oposição e saudades

Tendo nas últimas semanas reduzida a sua presença nos meios da comunicação social, muitos perguntam por onde anda a líder do maior partido da oposição. Alguns chegam inclusive a queixar que estão com saudades de Janira Hopffer Almada, com as suas críticas sobre o desgoverno do MpD. Mas outros admiradores do Radar acham ser boa a estratégia da presidente do PAICV em reduzir a intensidade da sua comunicação através dos mass média, defendendo que o povo precisa de sentir na pele pela escolha que fez. Como comenta um outro leitor do Radar, isto dá para pensar!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project