MÚSICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ferro Gaita celebra hoje 24 anos de carreira e agenda concerto online para sábado 23 Julho 2020

O grupo musical Ferro Gaita celebrou, no dia 22, os seus 24 anos de carreira e para assinalar a data realizam um espectáculo on-line no sábado, dia 25, com um repertório que inicia com Fundo Baixo e termina com Pon di Fonga.

Ferro Gaita celebra hoje 24 anos de carreira e agenda concerto online para sábado

Tendo em conta o contexto de pandemia que se vive e para evitar aglomeração de pessoas, o grupo resolveu, segundo o tocador de gaita Iduino, fazer apenas um ‘live’ para não deixar a boda de prata do grupo passar em branco.

Em declarações à Inforpress, Iduino disse que a actuação inicia às 17:30 e a parte técnica será garantida pela CV Telecom, Prisma Vídeos e a Mariu’s Produções, a partir da sua horta em Fundo Baixo, arredores da cidade da Praia.

Iduino promete que vão levar os fãs a fazerem uma viajem, a começar pela primeira música gravada pelo grupo, até ao último single, gravado em Dezembro de 2018, intitulado Pon di Fonga.

“A primeira música vai ser Fundo Baixo porque o show vai ser na minha casa, mas depois vamos tocar as músicas que tocamos durante os 24 anos, do primeiro ao último trabalho”, sublinhou.

Ainda para a realização deste concerto ‘online’ contam com o engajamento de parceiros de como a Câmara Municipal da Praia, a CV Móvel, a Garantia Seguros, a Tecnicil Indústria e um novo parceiro Makeba.

O grupo musical Ferro Gaita foi criado no dia 22 de Julho de 1996, por Iduino, e mais dois jovens músicos, Chando e Feliciano (que já não pertencem mais ao grupo), que descobriram na gaita, no ferro, na bateria e na viola baixo, novos caminhos para o funaná.

Estes iniciaram as suas actuações em bares e em concertos de rua, cedo chamaram a atenção das pessoas pelo som quente e diferente que apresentavam, tendo como corolário o convite para participar num dos maiores festivais de Cabo Verde em Maio de 97, o festival da Gambôa, na Praia, ilha de Santiago.

Em Junho de 1997, o grupo gravou em Roterdão (Holanda), o seu primeiro CD, “Fundu Baxu”, tendo como base o funaná.

Depois de dois anos a actuar em vários pontos do mundo e em Cabo Verde, em Setembro e Outubro de 1999, o grupo gravou em Brockton (EUA), o seu segundo CD “Rei di Tabanka”.

Nos anos seguintes, o grupo publica mais dois CD, em 2001 “Rei de Funana”, uma compilação de dez músicas dos dois primeiros CD e em 2003 “Bandera Liberdadi”.

Em Outubro de 2006, Ferro Gaita gravou o CD/DVD ao vivo na Praia de nome “Ferro Gaita ao Vivo – Finkadu na Raiz”, como forma de comemorar o seu 10º aniversário, tendo o mesmo chegado ao mercado em Dezembro de 2006. Em 2015 lançaram o CD “Festa Fora”, uma compilação CD/DVD gravado ao vivo.

Em 2007, o grupo foi distinguido pelo Governo de Cabo Verde com a medalha de mérito cultural da 1ª classe e homenageado pelo ministro da Cultura de Cabo Vede.

Ao longo dos 23 anos, receberam várias condecorações em Cabo Verde, prémios musicais, entre os quais dois troféus CVMA, e já tocaram em diversas salas de espectáculos pelo mundo.

Fazem parte da banda Estêvão Tavares, conhecido por Iduino, Emanuel Tavares (Manel), Carlos Alberto Pereira Lopes, conhecido por Bino Branco, Mário Mendonça (Betinho), Luís da Veiga, José Varela e Frutuoso Pina (Pitó). A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project