NÔS TRADISON

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Festas de São Filipe à porta: Ferro Gaita, Cordas do Sol e Tabanca Jazz estão confirmados 05 Abril 2019

Durante mais de uma semana a cidade e o concelho de São Filipe vão estar movimentados para assinalar o dia do Município e a Festa da Bandeira. O evento que é considerado como uma das maiores manifestações culturais de Cabo verde, atraindo sobretudo emigrantes, turistas, foguenses e pessoas doutras ilhas. Para este ano, os agrupamentos musicais Ferro Gaita, Cordas do Sol e Tabanca Jazz e artistas como Dina Medina, Élida Almeida, Djodje, Elji, Garry, Jay, Neusa de Pina e Michel Montrond compõem o cartaz da celebração de Nhô Sanfilipe 2019.

Festas de São Filipe à porta: Ferro Gaita, Cordas do Sol e Tabanca Jazz  estão confirmados

Conforme anuncia ao organização, estão também confirmados a participação outros nomes sonantes da musica nacional. São os casos de Khaly Angel, Zé Rui de Pina, Jorge Sena, Eder Monteiro, Du Marthaz e Loony Johnson. Isto sem contar com grupos locais como Fogo em Chama, Chris e banda, May Bach Gang, Mr Rappers, Kobon side e Wilson Silva.

Segundo o vereador da Cultura, Caetano Rodrigues, estas são algumas das actividades programadas e que começam a partir do dia 19, com a final dos jogos de mesa.

Haverá ainda a realização de provas de ciclismo, atletismo (masculino e feminino), torneio dos veteranos, regata, concurso de beleza “miss São Filipe 2019”, prova de hipismo, realização de feira agropecuária e de saúde, torneio quadrangular de futebol, desfile de motos, gala “Fogo Azul” com o grupo que virá dos Estados Unidos da América.

Para fonte do A Semanaonline, o último dia de baile no Presídio deste ano conta praticamente com artistas da ilha, como Wilson Silva, Jorge Sena, Neusa, Michel Montrond e Eder Monteiro.

Além dessas actividades, cuja responsabilidade é da Câmara Municipal de São Filipe, outras actividades serão desenvolvidas, nomeadamente o ritual da bandeira, que fica sob a responsabilidade da Casa das Bandeiras e do festeiro, e das gactividades religiosas.

A festa da bandeira é uma das tradições mais populares de Cabo Verde, sobretudo pelo número de pessoas que atrai e não só. O ritual é público e constitui um verdadeiro espectáculo de cântico, dança e ritmo. À volta de um pilão, onde se colocam, em geral, três mulheres a pilar milho, num ritmo cadenciado, postam-se vários outros intervenientes que compõem o corpo de uma verdadeira orquestra de percussão.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project