Conforme Cristian Andrade avançou à Inforpress, a iniciativa partiu de uma das professoras do 1º ano da Escola Padre Cristiano Rodrigues, na zona de Chã de Alecrim, e aceitaram como forma de alegrar e proporcionar um “dia diferente” aos alunos.
Os dois actores, que também têm dado as cartas no género ‘Stand Up Comedy’, no Mindelo, vestiram hoje os trajes de palhaço e o nariz vermelho, colocando em prática os conhecimentos adquiridos no módulo `cloun´ do curso de teatro e fizeram as delícias das crianças, que interagiram com os dois o tempo inteiro.
Para já, um trabalho, que, segundo a mesma fonte, é “bem cansativo, mas muito gratificante quando se vê a resposta de alegria da criançada”.
Por isso, Cristian aproveitou para pedir “maior valorização da profissão de palhaço e remuneração dos serviços à altura do bem que fazem às pessoas”.
Entretanto, um pouco por todas as escolas, a véspera do Dia Mundial das Crianças, fez-se com actividades variadas, como na Escola António Aurélio Gonçalves, em Chã Cricket, que proporcionou aos alunos momentos de música e poesia, gincanas e jogos diversos.
Para o feriado de quinta-feira, 1º de Junho, prevê-se o encontro de vários pais, acompanhados dos seus filhos, no parque da Praça Nhô Roque, no centro da cidade do Mindelo, onde todos os anos há diversões culturais, insufláveis e várias outras.
Os restaurantes e espaços culturais da cidade e arredores também apresentam outras possibilidades com animação diversificada e “menus especiais” para o dia.
No dia 01 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objectivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.
Nesse dia, os Estados-membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afecto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.
A Semana com Inforpress