Os dois dias do festival de música, destaque das festividades da Festa da Cidade e da sua santa padroeira, Nossa Senhora do Socorro, assinalado a 15 de Agosto, a realizar-se pela primeira vez na praia de Calhetona, terá ingresso pago a 500 escudos por cada dia.
Em declarações à Inforpress, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de São Miguel, Albertino de Pina, garantiu que está “tudo pronto” para o arranque a partir das 23:00 do certame musical, com animação dos DJ Tuffon, Krioula Beats e Geovany e ainda do MC Neguinho.
Os artistas, segundo o autarca, vão começar as actuações a partir das 00:00, até o mais tardar às 06:00 do dia seguinte, nos dois dias.
Sobre o palco, a iluminação e o som, informou que já estão todos montados e que os técnicos estão a dar os “últimos retoques” para permitir a realização de ‘sound check’ a partir das 15:00.
Relativamente à segurança, Albertino de Pina assegurou que o município liderado por Herménio Fernandes elaborou um plano, em parceria com a Polícia Nacional (PN), que vai contar com 50 efectivos da PN e mais 40 da segurança privada para dar cobertura no recinto do espetáculo e em toda a área circundante.
Segundo disse, tendo em conta que o certame acontece numa praia de mar, conta-se ainda com o suporte de quatro salva-vidas e da Protecção Civil.
A nível da segurança, adiantou ainda que a iluminação pública foi reforçada e não será permitida a circulação de bebidas em garrafas ou latas, tendo em conta que a organização vai colocar à venda um copo apropriado para o evento no valor de 100 escudos.
Por outro lado, destacou ainda a organização do espaço para que não haja congestionamentos, referindo-se à criação de uma praça de alimentação, uma área de bebidas, áreas VIP e de instituições, e ainda uma esplanada, inaugurada, recentemente na praia de Calhetona, que também recebeu obras de requalificação.
“A forma como fizemos a distribuição do espaço vai criar um ambiente super agradável para o festival, sem congestionamentos e sem perturbações, e vai permitir que as forças de segurança façam o seu trabalho tranquilamente”, perspectivou o responsável.
Sobre o cartaz do espectáculo, considerou o mesmo “atractivo, com bons artistas”, tendo assinalado que a organização e a produção tiveram o cuidado de não repetir nomes de artistas que têm estado a desfilar em outros festivais, sobretudo em Santiago Norte.
Tudo isso, afirmou, visou oferecer ao público “algo diferente”, tendo destacado a participação do único artista internacional o angolano DJ Loló, que se junta a outros artistas nacionais de renome como Gil, PCC e MC Acondize, e “prata da casa”, que representam 46 por cento (%) dos artistas.
Para hoje, primeiro dia, vão subir ao palco talentos locais Catikila, Alexandro Rocha, Vah e banda e Márcia Cruz, Boy Game, PCC, Zé Spanhol, MC Acondize e o angolano DJ Loló, autor do ‘hit’ do momento “Liamba”.
No segundo e último dia, sábado, 12, vão brilhar no palco os talentos locais Telex WB, MC Distranka, Nany Dias e Papa London, Black G, Indira, Gil Semedo, Josslyn e Titio di Belo Freire com o fenómeno “cotxi pó”.
Para assinalar a Festa da Cidade e a sua santa padroeira, foram realizadas uma série de actividades de cunho social, cultural, desportivo, gastronómico e político, que já arrancaram desde meados de Julho, e ainda inaugurações.
As festividades terão o seu ponto alto no dia 15 de Agosto, com uma procissão e missa em honra à santa padroeira.
A Semana com Inforpress