Participam da edição da taça São Filipe 2023, em andebol, três equipas, nomeadamente Escola Renascer, KKobra e Club Desportivo de Juventude, todas da cidade de São Filipe.
Na próxima jornada desta competição jogam Grupo Desportivo Juventude – Escola Renascer (27) e Grupo Desportivo Juventude – KKobra (29) estando a final agendada para o dia 30 de Abril no polivalente do bairro III Congresso.
Para sénior feminino o torneio conta com a participação de duas equipas, nomeadamente, a Escola Renascer e a Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa e no primeiro jogo, realizado esta terça-feira, a formação da Escola Renascer venceu por 21/9.
O recém-eleito presidente da Associação Regional de Andebol do Fogo, Adilson Pires, disse que, além da taça São Filipe 2023, que contou com a parceria da Câmara Municipal de São Filipe, prevê-se o início do campeonato regional e tanto a direcção cessante como a eleita estão a fazer de tudo para ter a participação de novas equipas no campeonato regional de andebol.
Adilson Pires avançou que está a tentar dialogar com a Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA) mas ainda não teve o retorno sobre a possibilidade de o campeonato ter cinco equipas em sénior masculino, caso a formação de Gas-Fogo, do município de Santa Catarina, consiga entregar toda a documentação.
Com esta possibilidade o campeonato regional contará com a participação de cinco equipas, sendo três de São Filipe – Escola Renascer, KKobra e Grupo Desportivo Juventude, uma de Santa Catarina do Fogo – Gas-Fogo e outra dos Mosteiros – Atlético.
No passado a direcção da Associação não obteve apoio das câmaras municipais dos Mosteiros e de Santa Catarina do Fogo e se não houver o envolvimento dessas duas autarquias, mesmo entrando as duas equipas, os jogos do campeonato regional de andebol serão realizados em São Filipe.
Adilson Pires, eleito recentemente, prometeu, no seu plano de actividade, além da taça São Filipe 2023, promover festivais de andebol para criar atractivos entre os clubes e torná-los mais competitivos, realizar torneios inter-escolas secundarias, formar e capacitar os membros da associação e dirigentes dos clubes, incentivar a criação de escolas de formação de andebol, formar árbitros, treinadores, incentivar atletas e dirigentes com prémios desportivos individuais, retomar a actividade do andebol de praia (beach andebol) interzonas, homenagear atletas de alto rendimento, institucionalizar a gala do desporto regional, de entre outras.
A Semana com Inforpress