Apesar de a organização do concurso Miss São Filipe, através da página da câmara de São Filipe nas redes sociais, ter informado antecipadamente de que os menores de 18 anos teriam entrada apenas para a zona reservada e sem acesso à área da venda de bebidas alcoólicas, muitos se deslocaram sozinhos ou sem documentos de identificação e foram barrados à entrada.
Por volta das 02:00 da madrugada de hoje e depois do concurso se ter iniciado, junto à entrada para a área reservada concentrava dezenas de menores alguns acompanhados de pessoas adultas não foram autorizadas a entrar porque não dispunham de documentação de identificação.
Para evitar a circulação dos menores que entraram para assistir ao certame, a organização colocou barreiras metálicas para impedir o acesso dos mesmos à área das barracas de comes e bebes, onde comercializam as bebidas alcoólicas.
Para o festival/baile popular que começa hoje e prolonga-se até o dia 01 de Maio, a entrada de menores no Presídio será controlada e mesmo as pessoas que possam suscitar dúvidas de que são menores devem fazer-se acompanhar da documentação de identificação.
Hoje, o primeiro dia do festival/baile, a Praça do Presídio recebe os artistas e agrupamentos musicais Boy Game, a abrir, actuando depois Philip Monteiro, Zé Delgado e Banda, Bnine Pantera e para encerramento, subirá ao palco o grupo de Santo Antão, Cordas do Sol e Anísio.
Nas barracas no interior e exterior do Presídio apenas é permitida a comercialização de uma marca de cerveja, que tem a exclusividade, mas na noite do concurso de Miss São Filipe 2023 muitas pessoas reclamavam desta situação e da “obrigatoriedade” de consumirem apenas uma marca de cerveja, sem possibilidade de escolha.
Para hoje a programação prevê, além da primeira fase das corridas de cavalos e do pilão que marca o início da parte tradicional da bandeira de São Filipe, a realização de excursões para pontos turísticos como Salinas, Fonte Bila, Vulcão, Tour São Filipe em parceria com as empresas turísticas.
A CVTelecom e a Câmara de Comércio do Sotavento promovem um encontro com os operadores económicos e parceiros da ilha, denominado “workshop empresarial” que tem como tema “Despertar a força de vendas nas equipas: motivar e capacitar para alcançar os objectivos comuns” e será um momento de partilha e aprendizagem ministrada pela “coach” portuguesa, Maria Antónia Gonçalves.
Ainda para hoje, a Casa das Bandeiras recebe a visita dos idosos do Lar Madre Teresa de Calcutá para almoço convívio, depois de na quarta-feira ter recebido os idosos do centro de dia da Organização das Mulheres de Cabo Verde, OMCV.
A Semana com Inforpress