ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia: Figuras da sociedade de civil organizam “grande manifestação” pela justiça e a favor de Amadeu Oliveira 24 Setembro 2021

Um grupo da sociedade civil anunciou hoje uma série de actividades que pretende realizar este sábado, 25, tendo como pano de fundo a defesa da justiça e do advogado Amadeu Oliveira, preso preventivamente em São Vicente.

Praia: Figuras da sociedade de civil organizam “grande manifestação” pela justiça e a favor de Amadeu Oliveira

“A justiça é do povo e deve ser feita em nome do povo. E o povo está sedento por Justiça. Por esta razão, nós anunciamos para amanhã, a par de outras ilhas, São Vicente e eventualmente no Sal, que o povo vai à rua numa actividade cívica reivindicar o que é dele, o direito à justiça”, disse, em conferência de imprensa, o porta-voz da organização, Filomeno Rodrigues.

A mesma fonte indicou que o grupo está a manifestar-se por uma justiça “isenta, séria e célere” em Cabo Verde.

Assim, segundo Filomeno Rodrigues, as actividades principiam as 06:00 de sábado, 25, e haverá ainda uma sessão de Tae Bo com cerca de 100 mulheres da Cidade da Praia, e as 10:00 um grupo de motards inicia uma volta à ilha apelando à Justiça.

“Às 10:00 teremos no pedonal de Achada de Santo António, em frente à Capela, uma exposição de cartazes alusivos ao tema, a justiça, aquilo que o povo sai à rua para reivindicar. À tarde, depois das 15:00 teremos um almoço e às 16:00 partiremos em manifestação até o Palácio da Assembleia Nacional”, concretizou Filomeno Rodrigues.

A ideia de se manifestar em frente ao Palácio da Assembleia Nacional, explicou, surgiu porque os organizadores entendem que, sendo este o espaço onde estão os deputados eleitos pelo povo, estes deveriam ouvir a sociedade e produzir leis que reconduzissem ao melhoramento da justiça, enfim, à reforma da justiça.

“A justiça não é dos juízes, a justiça não é dos governantes e nem sequer é dos políticos. A justiça é do povo e o povo está exigindo aquilo que é dele. Os factos são muitos”, acrescentou.

Filomeno Rodrigues informou ainda que na manifestação haverá crianças desfilando e exigindo que a justiça lhes dê garantia de que os seus direitos serão salvaguardados, bem como familiares de crianças desaparecidas e mulheres assassinadas a apelar por justiça.

“Amadeu Oliveira é o nosso patrono nesta luta por uma justiça melhor. Ele ousou, com toda a coragem, denunciar alguns atropelos que vêm acontecendo de forma sistemática dentro da justiça”, declarou Filomeno Rodrigues, para quem, “infelizmente”, os outros órgãos do poder judicial, e a própria Justiça, imbuídos de um “espírito de corporativismo e de secretismo, vem escondendo, vem escamoteando”, frisou. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project