REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Filha instala câmara em lar e confirma que pai anda a ser espancado 08 Setembro 2018

A australiana Ayda Celine notou que o pai, David Nabulsi, de 82 anos e que padece de demência, tinha hematomas no corpo.

Filha instala câmara em lar e confirma que pai anda a ser espancado

Primeiro falou com o diretor do lar, próximo da mais populosa cidade australiana, Sydney, que no seu site promete "cuidados intensivos durante as vinte e quatro horas do dia, por pessoal dedicado, sob supervisão médica".

Ayda Celine, que começou por aceitar a justificação de que tinha sido uma simples queda, apercebeu-se que o pai estava cada vez mais angustiado e decidiu montar uma câmara oculta no quarto dele.

As imagens provaram que ela tinha razão ao suspeitar de algo anómalo. O idoso era maltratado pelo empregado que cuidava dele, o britânico Prakash Paudyal (na foto a bater-lhe com os chinelos).

Em entrevista ao canal de televisão australiano 9 News, Ayda explicou que o pai se queixava de dores e, quando lhe tirou as calças para avaliar o local onde ele reclamava ter dores, apercebeu-se de hematomas negros.

A direção minimizou a situação e Ayda aceitou, então, a explicação. Mas à medida que o tempo passava, Nabulsi recusava-se a sair do quarto ou a alimentar-se e a filha optou então pela instalação do equipamento de videovigilância. “Fiz isso por não acreditar que o lar estivesse a cuidar bem dele”, explicou.

O cidadão britânico Prakash Paudyal, de 35 anos, foi, com base nas imagens que Ayda levou à polícia, acusado de "maus-tratos sobre pessoa vulnerável", além de "uso de arma ofensiva com a intenção de cometer uma ofensa passível de indemnização".

Perante a situação, a cadeia de serviços geriátricos Gupa que administra o lar emitiu um comunicado, a referir que “leva a segurança e o bem-estar de seus residentes muito a sério”, pelo que todos estão “chocados e tristes com o que aconteceu em Seaforth Care Home”.

Fontes: referida/ https://www.9news.com.au/2018/09/06/05/30/man-arrested-alleged..

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project