REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Filipinas: Jesus Malabanan morto a tiro no país de Duterte "dos mais perigosos do mundo para jornalistas" 11 Dezembro 2021

O jornalista filipino foi morto a tiro quando estava a ver televisão numa loja, na quarta-feira à noite. Jesus Malabanan, de 58 anos, correspondente do jornal Manila Standard, morreu enquanto era transportado para o hospital, depois de ter sido baleado na cabeça por um motociclista, na cidade de Calbayog, na província de Samar

Filipinas: Jesus Malabanan morto a tiro no país de Duterte

Segundo disseram esta quinta-feira as autoridades filipinas, os suspeitos fugiram e está em curso uma investigação policial. Jesus Malabanan é a mais recente vítima dentre dezenas de jornalistas assassinados durante o governo de Rodrigo Duterte, na mesma linha dos seus predecessores.

Em novembro de 2009, o filho do governador da província de Maguindanao e outros membros do seu poderoso clã político mataram a tiro 57 pessoas, incluindo 32 trabalhadores dos ’media’, numa execução no sul da província de Maguindanao. Em 2019, um tribunal das Filipinas condenou à pena máxima de 40 anos de prisão os mentores do massacre político no sul do país.

A nível mundial, 24 repórteres foram mortos este ano no exercício da profissão, tendo mais 18 morrido em circunstâncias "demasiado opacas para determinar se eram visados", de acordo com o relatório anual do CPJ-Comité para a Proteção de Jornalistas.

De acordo com o CPJ, o total de jornalistas detidos no exercício da profissão atingiu este ano um novo recorde, com 293 jornalistas presos. Segundo o organismo, a China regista o maior número, com 50 detidos, pelo terceiro ano consecutivo.
— -
Fontes: AP/Reuters/AFP... Fotos: O Nobel da Paz 2021 reconheceu a opressão aos jornalistas ao atribuir o Nobel à filipina Maria Ressa. Família Duterte vai continuar na presidência através de Sara Duterte-Carpio. Jesus Malabanan perseguido e morto por denunciar as execuções sumárias sob o regime de Rodrigo Duterte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project