INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Filipinas-presidencial dia 9: "Só haverá 1 Duterte na eleição : Sara" — Presidente desistiu da corrida a vice para convencer filha a candidatar-se 13 Abril 2022

"Só apoio a Sara", diz o presidente cessante descontente com os candidatos à Presidência da República das Filipinas. Sara Duterte-Carpio (1ª foto), de 45 anos, atual autarca de Davao contrariou a vontade do pai, ao escolher ser a vice de Ferdinand Marcos Jr. (2ª foto), que Rodrigo Duterte diz não apoiar porque "é um líder fraco".

Filipinas-presidencial dia 9:

A eleição presidencial acontece ao mesmo tempo que as eleições para escolher senadores e parlamentares. Os eleitores no país (votam no dia 9 de maio) e no estrangeiro (votam entre 10-4 e 9-5) podem pela primeira vez, na presidencial e eleição geral, escolher entre votar à distância (por correio) e votar presencialmente.

Os eleitores filipinos no estrangeiro, grupo que inclui os trabalhadores emigrantes, o pessoal das representações diplomáticas, estudantes, começaram a votar neste domingo 10 e podem fazê-lo até o dia 9 de maio.

Contam-se 1,65 milhão de votantes no estrangeiro este ano, número que representa uma queda de mais de 60% em relação aos 3,65 milhões que se registavam na eleição de 2016. É também o número mais baixo desde 2004, ano em que os expatriados passaram a ter direito a voto.

Mais de dois milhões de filipinos regressaram ao país desde a pandemia de Covid-19.

Continuidade dinástica

Rodrigo Duterte, o controverso "homem forte, Trump asiático" sonha com a continuidade dinástica em Sara Duterte-Carpio, de 45 anos. A filha não parecia muito inclinada para suceder ao pai, desde que primeiro ela recusou o papel de primeira-dama, cargo que a mãe dela rejeitou por estar separada (o divórcio é ilegal nas Filipinas).

Depois em outubro transato ela persistia na sua recusa de concorrer. Justificava "basta um Duterte", dado que o pai — impedido de recandidatar-se, já que a constituição de 1987 o proíbe após instituir-se a presidência sextenal em 1986 — já se posicionara como pré-candidato à vice-presidência.

A autarca de Davao, Sara Duterte-Carpio, só em fins de outubro pareceu mudar de posição, após o ato de apresentação do senador Christopher Go, "um leal" dutertista, que formalizou a sua candidatura a vice-presidente e em que o presidente lembrou a Sara que "o pai formalizou a sua desistência", pelo que ela tem de cumprir a palavra dada sobre "Um só candidato Duterte na eleição".

Estava pois aberto o caminho para a sucessora de Rodrigo Duterte, com a repercussão na imprensa da área Ásia-Pacífico a fazer-se no sentido de que "Sara Duterte tem de concorrer à presidência". Mas em dezembro Christopher Go desistiu da vice-presidência.

Fontes: Reuters/ SCMP/... Relacionado_ Filipinas: "Só haverá 1 Duterte na eleição 2022: Sara" — Presidente desistiu da corrida a vice para convencer filha a candidatar-se, 06,out,021. Fotos: Candidatos à eleição dentro de quatro semanas: Sara Duterte é só vice de Ferdinand ’Bong Bong’ Marcos Jr. (filho do ditador); Grace Poe, Isko Moreno, Manny Pacquiao, Leni Robredo e Bong Go.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project