O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, conforme explica a produtora JOVEMTUDO Cabo Verde, é um evento de curtas-metragens mais importante do mundo, reunindo anualmente mais de 3.600 visitantes acreditados de mais de 80 países, que têm acesso a um catálogo de 7.500 títulos recentes. É o principal mercado de vendas, aquisições e licenciamento de curtas-metragens com oportunidades nos mercados francês, europeu e internacional.
“A fita cor-de-rosa” trata-se de uma produção nacional com a realização de Mon de Anjo e produção de Dai Varela, que leva as cores, texturas locais e músicas de Cabo Verde para o mundo através da animação.
A fonte avança que o filme foi distinguido com o “Prémio Cabo Verde” no DjarFogo International Film Festival 2022. E também já foi distinguido com o "JÚRI POPULAR" no IX Festival Internacional, O CUBO de Cinema em Língua Portuguesa
Para além disso, o filme foi ainda selecionado para participar do Festival Lift-Off Filmmaker Sessions, no Reino Unido, evento com 12 anos de existência; do First-Time Filmmaker Sessions, no Reino Unido, evento com 7 anos de existência; da sexta edição do Festival Internacional de Filmes de Folklore da Índia 2023, que acontece de 1 a 5 de janeiro de 2023 e por fim do Festival Internacional de Filmes ‘Prémios Black Cat’, evento com dois anos de existência e que acontece na Bolívia.
O elenco do filme é composto por Daniel Medina, no papel de narrador; Mirtó Veríssimo, no papel de Li Rau Mau-Mau, e Éder Xavier, no papel de Li-Bai, o Pombo Pomposo.
A trilha sonora original é cantada por Joel Almeida, Romeu de Lurdes, Ana Lisboa Santos e Leroy Pinto.
É de recordar que o filme em questão foi recentemente exibido no Palácio da Cultura Ildo Lobo, no dia 10 de dezembro, no âmbito do Workshop “O Poder da Sétima Arte”.