INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

FinCEN: Lavagem de capitais na venda de petróleo da Nigéria — Ex-VP Abubakar implicado 02 Outubro 2020

O ex-vice-presidente da Nigéria Atiku Abubakar acaba de cair na rede da FinCEN-Rede de Combate de Crimes Financeiros que lhe atribui a movimentação de pelo menos 40 milhões de dólares em dinheiro ’sujo’. O também perene candidato à presidência da República nega e desafia: "Continuo como sempre a dizer ’Avance por favor’ a quem tem provas de corrupção contra mim. Mas até hoje ninguém avançou".

FinCEN: Lavagem de capitais na venda de petróleo da Nigéria — Ex-VP Abubakar  implicado

A maior parte das movimentações suspeitas, num total de 40 milhões de dólares, foram feitas por duas das quatro esposas do ex-vice-presidente poligâmico. 25 milhões entraram em trinta contas que a quarta esposa, Jennifer Douglas, abriu em bancos dos Estados Unidos. Um deles é o HBLNY-Habib Bank Limited New York, cujo relatório ao FinCEN indica uma transferência, datada de março de 2012, de mais de um milhão de dólares ($1,018,500).

O relatório do banco novaiorquino é um dos dois mil e quinhentos documentos consultados pelo ICIJ, nos aarquivos FinCEN (: Consórcio de jornalistas expõe crimes financeiros de políticos, magnatas, narcotraficantes — ’Lavagem’ de $2 triliões, 24.set.020).

A transferência teve origem numa companhia anglo-nigeriana, a GTCN-Guernsey Trust Company Nigeria Limited, e o beneficiário indicado é a Tanjay Real Estate Brokers, empresa sediada no Dubai. O montante foi no dia seguinte, 6 de março de 2012, transferido para a conta de Rukaiyatu Abubakar, a primeira esposa de Atiku, que pagou assim um apartamento no "World Trade Centre residences" na capital dos Emirados.

Fontes: BBC/DW/... Relacionado: Nigéria dividida entre Buhari e Abubakar – Contam-se votos de eleições gerais de sábado, 24, por entre alegações de fraude, 28.fev.019; Nigéria adia eleições gerais deste sábado "por falta de condições logísticas", 17.fev.019; Nigéria: Morte e rapto de membros do governo em missão oficial à terra natal do presidente Buhari, 18.jul.019. Foto: Atiku Abubakar e s quarta esposa, a magistrada Jennifer Douglas-Abubakar, cidadã dos Estados Unidos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project