REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Fiquem longe dessa ilha", diz vítima britânica de 19 anos sobre turismo na Tailândia que só quer "vender imagem do paraíso" 13 Setembro 2018

A jovem londrina roubada e violada na ilha Koh Tao fez, no regresso a casa, o relato do seu calvário ao diário ’The Times’, que traz a história na sua edição de sábado, 8.

"Isso está fora da nossa jurisdição. Só atendemos turistas com seguro", foi a resposta que a adolescente ouviu quando se dirigiu à esquadra local. Ela tinha sofrido uma agressão brutal na praia, mas a polícia não quis fazer o registo da ocorrência, não a levou ao hospital nem lhe prestou qualquer apoio.

A britânica, que se queixa das autoridades só interessadas em "vender a imagem do paraíso", relatou que além de não lhe terem oferecido qualquer apoio, ainda tentaram descredibilizá-la para salvar o nome do destino turístico.

"Eu só digo aos jovens como eu: ’Fiquem longe’. Eu jamais lvoltarei a Koh Tao, porque não me sentiria segura", afirma. No site do referido diário londrino, está o filme, produzido de modo a preservar o anonimato da vítima.

Jovens assassinados, imigrantes executados

A ilha de Koh Tao, publicitada como um paraíso, esteve nos noticiários quando dois jovens turistas britânicos, David Miller e Hannah Witheridge (foto), de 24 e 23 anos, foram ali assassinados.

A repercussão internacional do caso pareceu terminar com a execução de dois trabalhadores burmeses, ambos de 22 anos. Mas pouco depois, grupos de defesa de direitos humanos puseram em causa a investigação policial e o julgamento. Dois anos depois de serem condenados à morte, o caso foi relembrado na reportagem do The Times. Estudos anticorrupção por organismos como a Global Transparency dão força à ideia de que, dado o sistema policial corrupto, os imigrantes executados terão sido bodes expiatórios.

Fontes: The Times/https://www.bangkokpost.com/learning/learning-news/327755/thailand-police-corruption-problem

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project