INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Já navega!" ao 7º dia — Mega-navio ’Ever Given’ desencalhado do Canal do Suez ’por mãos egípcias’ 30 Mar�o 2021

Boa notícia, esta segunda-feira : o navio porta-contentores ’Ever Given’ encalhado no Canal do Suez com duzentas mil toneladas de mercadorias chinesas, desde a semana passada, já começa a flutuar e, diz o presidente Sisi, começou ao princípio da tarde retomar a sua rota de navegação até ao porto de Roterdão.

O encalhe histórico na parte sul do Canal do Suez tem na sua base, além de causas naturais ligadas à natureza atmosférica e climática e — ventos intensos e tempestade de areia —, pelo menos mais uma causa: a sul o canal é único, enquanto a norte é duplo.

A norte, portanto, nunca haveria o engarrafamento que causou tanto rebulício nos mercados mundiais.

O navio ’Ever Given’, que navega sob bandeira panamiana e é gerida pela taiwanesa ’Evergreen Marine’, mede tanto como quatro campos de futebol, quatrocentos metros ao comprido, e tem a capacidade de transportar vinte mil contentores num total de duzentas mil toneladas.

Os navios-contâiners têm vindo a crescer e desde 2010 aumentaram quase para o dobro a sua capacidade. Isso tem consequências quando ocorrem encalhamentos.

A gigantesca dimensão destes carregadores, pensada para maximizar o lucro, tem mostrado efeitos contraproducentes.

Como peritos em transporte marítimo têm vindo a referir, aumentam os atrasos tanto devido às operações de cargas e descarga como da espera ao largo por um lugar no porto, dado o congestionamento nos terminais marítimos. "Os mais prejudicados são os consumidores, que pagam mais caro", garantem os peritos.
— -
Fontes: Financial Times/BBC/WSJ. Foto (Gestão do Suez/Reuters): Uma semana depois do acidente natural provocado por ventos e areia, o estrénuo trabalho de desencalhe do navio ’Ever Given’ termina na segunda-feira, 29 e o gigante porta-contentores pode deixar a parte sul do Canal do Suez e rumar ao porto de Roterdão. O presidente Sisi rejubila: "Foi tudo feito por mãos egípcias!".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project