CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: ACLCVBG promove sessão de capacitação sobre VBG e técnicas de atendimento às vítimas 13 Setembro 2021

A Associação Caboverdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG), em parceria com o Instituto Caboverdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) realiza a partir desta segunda-feira, prolongaod-se até o dia seguinte, 14, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Filipe, uma sessão de capacitação sobre Violência Baseada no Gênero (VBG) e Técnicas de Atendimento às Vítimas para Intervenientes no processo de atendimento à Vítima.

Fogo: ACLCVBG promove sessão de capacitação sobre VBG e técnicas de atendimento às vítimas

Conforme uma nota remetida a este diário digital, desde o início da sua implementação, em Janeiro de 2020, tem se desenvolvido diferentes atividades, envolvendo atores como Organizações da Sociedade Civil (OSC), instituições de diversos setores, vítimas de VBG, alunos do liceu, entre outros. "Mais recentemente concluiu-se uma das mais importantes componentes do projeto que é a Auditoria Participativa à implementação da Lei VBG, 10 anos após a sua entrada em vigor", lê-se no documento.

Sabe-se ainda que a Auditoria Participativa, implementada em todas as ilhas, teve como objetivo recolher informações fidedignas, de forma participativa, quanto à realidade atual e local relativamente à implementação da Lei VBG e sua Regulamentação, especialmente no que concerne à prestação dos serviços públicos, envolvendo OSC na recolha de dados e como informantes chaves contou com vítimas de VBG, responsáveis pelos serviços públicos (saúde, polícia, educação, justiça...), pelos Centros de Apoio às vítimas e responsáveis pelos Gabinetes de Atendimento às vítimas.

Co-financiado pela União Europeia (UE), também está previsto no âmbito do Projeto, o Reforço das Capacidades dos intervenientes no processo de atendimento às vítimas de VBG, incluindo profissionais da saúde, da polícia, da justiça, da educação, integrantes dos Centros de Apoio às vítimas de VBG, entre outros elementos. Uma ñecessidade que ficou também evidenciada com os resultados da Auditoria Participativa realizada.

Para implementação da atividade de forma integrada e visando juntar esforços para uma efetiva implementação da Lei VBG, a ACLCVBG estabeleceu uma parceria com o Instituto Caboverdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), enquanto instituição responsável pelas políticas públicas relativas à igualdade de género no país.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project